Central de Atendimento:
(71) 3181-6333
fechar× Entre em contato (71) 3181-6333


OBJETIVOS DO CURSO:
  • Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades teórico-práticos em Farmácia Clínica, Hospitalar com ênfase em oncologia, seguindo critérios das principais entidades de classe em Oncologia no Brasil e no Mundo como Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) entre outras e da legislação vigente na área;
  • Desenvolver e capacitar os farmacêuticos que atuarão nas diversas áreas da oncologia;
  • Preparar os profissionais para concursos na área;
  • Desenvolver as aplicações práticas das áreas de atuação.


PÚBLICO-ALVO:

Farmacêuticos e outro profissionais da área de Saúde.
 

PROGRAMA:

1.    Introdução à farmácia clínica e hospitalar em oncologia no Brasil: Oncologia clínica integrada
2.    Farmácia Clínica e Hospitalar 
3.    Epidemiologia clínica em Oncologia
4.    Gestão em Farmácia Hospitalar 
5.    Implementação e estrutura da farmácia hospitalar
6.    Farmacologia e farmacoterapia clínica em farmácia oncológica I – Farmacocinética e farmacodinâmica avançadas em Oncologia
7.    Farmacologia e farmacoterapia clínica em farmácia oncológica II – Atenção farmacêutica em Pacientes oncológicos
8.    Farmacologia e farmacoterapia clínica em farmácia oncológica III – Protocolos de tratamento em Oncologia Clínica
9.    Interpretação clínica de exames complementares em oncologia
10.    Legislação farmacêutica, Ética farmacêutica e bioética em farmácia hospitalar em Oncologia
11.    Farmácia Hospitalar e as Comissões Hospitalares em equipe multidisciplinar
12.    Quimioterapia antineoplásica 
13.    Central de Quimioterapia antineoplásica 
14.    Central farmacêutica de manipulação de misturas estéreis e não estéreis em Hospitais Oncológicos
15.    Farmacoepidemiologia, farmacoeconomia e farmacovigilância em oncologia. 
16.    Terapia Nutricional e Nutrição parenteral em farmácia hospitalar 
17.    Estágio e visita técnica
18.    Pesquisas científicas em Oncologia e Metodologia científica aplicadas às ciências farmacêuticas hospitalares
 

CORPO DOCENTE:

Rodrigo Luís Taminato (Coordenador da Pós-graduação)

Farmacêutico bioquímico, especialização em Análises Clínicas pela Academia de Ciência e Tecnologia, mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela FOP-Unicamp (Conceito 7 na CAPES) com experiência na área das ciências farmacêuticas, farmacologia e análises clínicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, patologia clínica, clínica médica, marketing médico científico e departamento comercial em indústria farmacêutica. Atualmente coordenador e professor do curso de Farmácia da FMB e Coordenador adjunto e professor do Instituto Pessoa, CGESP, FacUnicamps e Faculdade Metropolitana de Anápolis, Membro efetivo da Comissão Assessora de Oncologia CRF-GO e pesquisador da Associação de Combate ao Câncer em Goiás-ACCG / Universidade Federal de Goiás-UFG


Angela Ferreira Lopes de Teive e Argolo 

Doutora e Mestre em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP-UFG). Área de concentração: Epidemiologia. Farmacêutica-Bioquímica graduada pela Faculdade Objetivo (2003). Bioquímica da Seção de Virologia do LACEN-GO da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás com experiência no diagnóstico laboratorial de doenças virais exantemáticas e ictérico-hemorrágicas. Docente dos cursos de Pós-Graduação (Lato sensu) do Instituto Pessoa e Uni-Evangélica com disciplinas nas áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Virologia. 


Annemeri Livinalli

Possui graduação em ciências farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Especializada em farmacologia clínica. Membro da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e International Society of Oncology Pharmacy Practitioners (ISOPP). Membro da diretora da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) desde 2007. Revisora ad hoc do Journal of Oncology Pharmacy Practice (JOPP) desde 2009.Atualmente é gestora de equipe no grupo em defesa da criança com câncer (GRENDACC). Tem experiência na área de Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia pediátrica, atenção farmacêutica/farmácia clínica e farmácia hospitalar.


Carla Rosane Mendanha da Cunha  

Doutora em Ciências da Saúde pela UFG, Mestre em Ciências Farmacêuticas, possui Graduação em Farmácia Bioquímica Modalidade Análises Clínicas pela Faculdade de Farmacia _UFG (2005) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é farmacêutica bioquímica da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, professora e coordenadora de ação de extensão da Universidade Estadual de Goiás e professora e supervisora de estágio da Faculdade Montes Belos. Participa como professora convidada do programa de pós graduação em Saúde pública e Farmacia Clinica da FMB, do programa de pós graduação em Farmacia Hospitalar com ênfase em Oncologia pelo Instituto Pharmacologica e do programa de pós graduação em Farmácia Hospitalar em Oncologia do Instituto Pessoa. Atua como revisora de periódico de revista eletrônica vinculada a Universidade Estadual de Goiás. Coordena pesquisa na área de Ciências Farmacêuticas e da Saúde tendo como área de concentração: Patologia, Farmacológia e Tratamentos de doenças.


Daniel Teles Zatta

Possui graduação em Farmácia Industrial (1998-2003) e mestrado em Ciências Farmacêuticas (2006-2008) pela Faculdade de Farmácia/UFG. Desde agosto de 2006 é servidor efetivo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, onde inicialmente foi lotado na Gerência de Assistência e Gestão da Rede Própria, atuando em gestão hospitalar (agosto/2006 a maio/2009), foi Diretor Técnico da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (2009-2011) e atualmente é membro da Câmara de Saúde do Judiciário em Goiás. É professor das disciplinas Farmacologia, Parasitologia e Toxicologia na Faculdade Unida de Campinas. Também ministra os módulos de Gestão Farmacêutica, Farmacologia, Farmacoeconomia, Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia em cursos de especialização. Já atuou em farmácia magistral (2003-2005) como responsável técnico. Durante a graduação fez iniciação científica em microbiologia ambiental e biotecnologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública/UFG (2000-2002) e foi monitor das disciplinas de Anatomia Humana (1999) e Farmacotécnica (2002). Fez estágio voluntário e curricular na Farmácia Escola/UFG (2001) e curricular na HalexIstar Indústria Farmacêutica (2003).



Edésio Martins

Possui graduação em Biologia - Bacharel e Licenciado pela Universidade Católica de Goiás (2006). Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2014). Sou especialista em epidemiologia do câncer pela International Agency for Research on Cancer - Lyon França. Tenho experiências em Epidemiologia e bioestatística, e experiência em docência do ensino médio e superior em Biologia Celular, Histologia e Patologia, Embriologia, Anatomia e Fisiologia Humana, Bioestatística e Epidemiologia.


Francisco Caravante Junior 

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Foi presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica. Atuando principalmente nos seguintes temas: medicamentos genéricos, Legislação sanitária, Medicamentos multifontes, Registro de medicamentos. Diretor administrativo da Fundação para o remédio popular – FURP Américo Brasiliense – SP.

 
Iara Maria Franzes Aydos 

        - Consultora em processos farmacêuticos
        - MBA em Gestão Empresarial – FGV
        - Especialista em Farmácia Oncológica – SOBRAFO
        - Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral – SBNPE
        - Especialista em Farmácia Hospitalar para Controle de Infecção – UFRGS
        - Graduada em Farmácia Bioquímica e Indústria de Medicamentos – UFRGS
        - Membro do Grupo de Trabalho em Farmácia Hospitalar do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde
        - Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia  


Mario Jorge Sobreira da Silva 

Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade do Grande Rio (1998), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2010), pós-graduação em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia RJ (2004) e título de especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE-2007). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH-2009) Atualmente é doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e tecnologista farmacêutico do Instituto Nacional do Câncer. Foi diretor técnico-cientifico da SOBRAFO no biênio 2012-2014, coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA (Instituto Nacional de Cancer) em 2013 e tem experiência acumulada na área de oncologia a mais de 10 anos Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição parenteral, oncologia e assistência farmacêutica. Atualmente e Chefe da Divisão de Ensino Lato Sensu e Técnico do INCA.


Naime Dias Pereira Junior 

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal de Goiás, é especialista em Farmácia clínica com ênfase em oncologia pela PUC-GO e Diretor técnico da farmácia oncológica do Centro Brasileiro de Oncologia e Mastologia em Goiânia.


Pablício Nobre Gonçalves 

      - Farmacêutico graduado pela Universidade Federal Fluminense;
      - Habilitação em Indústria e Hospitalar;
      - Gerente da Farmácia da AMO-Assistência Multidisciplinar em Oncologia;
      - Diretor Técnico da Oncoprest Consultoria;
      - Representante Regional da Sobrafo Bahia;
      - Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia SOBRAFO;
      - Membro do Conselho Técnico da Programo;
      - Membro da Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar em Oncologia de CRF-BA. 


Sueza Abadia de Souza Oliveira 

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdades Objetivo - GO (1996). Atualmente é Regime Parcial da Faculdade Montes Belos, Regime Parcial do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás e Regime parcial Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Especialista em Farmácia Clínica pela PUC-GO. MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. MBA em Administração e Marketing pela Uni-Anhanguera, UNI-ANPEX, Brasil.


CARGA HORÁRIA

- 360 horas/aula (18 módulos/01 final de semana por mês)
 

HORÁRIO DAS AULAS

- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h


HORÁRIO DAS AULAS RIO DE JANEIRO

- Sexta-feira: 16h às 22h
- Sábado: 09h às 17h
 

 FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:

  •      Depósito Bancário (Solicitar)
  •      Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
  •      No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.

Pré-Matrícula


 
Objetivos:

A Pós graduação em
 Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em  Prescrição Farmacêutica é um curso completo que  foi desenvolvido com o objetivo levar conhecimentos teóricos e práticos aos profissionais farmacêuticos, e trabalhar nestes profissionais o desenvolvimento de habilidades e competências para o pleno exercício da Farmácia Clínica, preparando o farmacêutico para desenvolver as novas atribuições que lhes foram concebidas através das legislações recém publicadas, como a Prescrição Farmacêutica e o acompanhamento farmacoterapeutico.
 
Com foco na Farmacoterapia e no estudo dos principais grupos farmacológicos e suas interações medicamentosas, o curso que oferece ainda conteúdos voltados à semiologia e fisiopatologia, e trabalha o desenvolvimento de habilidades clínicas e comunicação interpessoal, torna o profissional farmacêutico capacitado a indicar, prescrever (MIP’s), administrar, aviar e a orientar os pacientes em relação aos mais diversos tipos de medicamentos.
 
Justificativa:
Por que cursar a Pós-graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica?
 
O mercado farmacêutico passou por grandes mudanças nos últimos tempos com a publicação de legislações que estabelecem novas atribuições aos profissionais farmacêuticos.
 
O Conselho Federal de Farmácia publicou em 2013 a Resolução nº 586, que regulamenta a Prescrição Farmacêutica, possibilitando que o farmacêutico utilize seu conhecimento especializado para ser um agente ativo na orientação da população, atuando exatamente no momento em que as pessoas têm acesso aos medicamentos, e dispensando cuidados e orientações aos pacientes/clientes. A Resolução nº 586 estabelece que o exercício da Prescrição Farmacêutica deva estar fundamentado em conhecimentos e habilidades clínicas que abranjam boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica.
 
Em 2014 foi sancionada a Lei Federal nº 13.021, que estabelece um novo conceito de farmácia, não mais como mero estabelecimento comercial, e sim como unidade prestadora de serviços farmacêuticos e assistência à saúde, e atribui ao farmacêutico atividades como o estabelecimento do perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas e a prestação de orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.
 
O farmacêutico clínico tem, neste momento, a oportunidade de mostrar a sua importância em relação à saúde da população e sua contribuição em relação às equipes multidisciplinares de saúde e garantir sua posição no mercado de trabalho. Mas para atender às novas legislações e desenvolver suas novas atribuições o farmacêutico precisa se preparar adquirindo conhecimento técnico- científico e desenvolvendo habilidades e competências relativas às novas atividades clínicas.
 
A Pós graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em  Prescrição Farmacêutica foi desenvolvida com o intuito de oferecer aos farmacêuticos um curso completo sobre a farmacoterapia das principais doenças que acometem a população, os mecanismos de ação dos principais grupos farmacológicos, seus efeitos colaterais e suas interações medicamentosas, o curso também contempla módulos de semiologia, boas práticas de dispensação e trabalha habilidades de comunicação interpessoal possibilitando que o farmacêutico esteja preparado para prestar orientações e realizar o acompanhamento farmacoterapêutico adequado. O curso traz também módulos específicos sobre a prescrição farmacêutica e suas bases legais estabelecendo critérios sobre a prescrição farmacêutica, possibilitando que esta seja executada de forma segura e adequada.
 
A Prescrição Farmacêutica:
Define-se a prescrição farmacêutica como ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.
 
prescrição nada mais é que a materialização do atendimento clínico farmacêutico que, após avaliar a queixa do paciente, de forma estruturada e registrada, chega à conclusão que está diante de um problema de saúde autolimitado para o qual poderia lançar mão de intervenções farmacológicas com medicamentos isentos de prescrição médica, e/ou de intervenções não farmacológicas.
 
Esta atividade pressupõe que o farmacêutico tenha formação clínica sólida e aprofundada para saber intervir e acompanhar os resultados de suas intervenções de forma que estas tragam, de fato, benefícios em saúde para o paciente.
 
Diferenciais do curso:
A Pós graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia , com ênfase em  Prescrição Farmacêutica traz um conteúdo rico e completo compreendendo a farmacoterapia das principais doenças que acometem a população, os mecanismos de ação dos principais grupos farmacológicos, seus efeitos colaterais e suas interações medicamentosas, o curso também contempla módulos de fisiopatologias, semiologia, boas práticas de dispensação e trabalha habilidades de comunicação interpessoal possibilitando que o farmacêutico esteja preparado para prestar orientações e realizar o acompanhamento farmacoterapêutico adequado. O curso traz também módulos específicos sobre a prescrição farmacêutica e suas bases legais estabelecendo critérios sobre a prescrição farmacêutica possibilitando que esta seja executada de forma segura e adequada.
 
Público Alvo:
Destina-se a profissionais farmacêuticos que dirigem suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos nas farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, lares de longa permanência ou qualquer outro local que possua usuários de medicamentos expostos ao risco e às consequências de seu uso.
 
CONTEÚDO PROGRAMATÍCO:
1- Farmacocinética Clínica e Farmacodinâmica
2- Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico
3- Farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios neurológicos e psiquiátricos
4- Farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios do Trato Gastrointestinal
5- Farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios cardiovasculares com ênfase em hipertensão
6- Antimicrobianos e doenças infecciosas
7- Farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios endócrinos e metabólicos com ênfase em diabetes
8- Farmacologia e farmacoterapia dos distúrbios do Trato Respiratório
9- Cuidados e orientações farmacêuticas em Dermatologia clínica e cosmecêutica: uso de cosméticos, dermocosméticos e protetores solar e cuidados e orientações no tratamento de micoses, alergias, urticárias, manchas e outras afecções da pele.
10- Ginecologia. Cuidados e orientações durante o uso de anticoncepcionais e hormônios.
11- Bases legais da Prescrição Farmacêutica, Legislação Sanitária, Boas Práticas de Dispensação e Acompanhamento farmacoterapeutico.
12- Prescrição, cuidados e orientações farmacêuticas nas desordens de baixa e média complexidade: inflamações, dores, febre, tosses, sintomas de gripe, congestão nasal, diarreias, constipações intestinais, náuseas e vômitos, etc.
13- Cuidados e orientações farmacêuticas dispensadas à pacientes em condições especiais: idosos, gestantes, pediátricos, hebiátricos e com transtornos alimentares/obesidade.
14- Prescrição farmacêutica e orientações no uso de produtos para o bem estar, vitaminas, alimentos funcionais e para fins específicos, medicamentos isentos de prescrição (MIP’s) e produtos de higiene pessoal e cosméticos(HPC).
15- Metodologia do Trabalho Científico
16- Interações Medicamentosas
17- Semiologia e interpretação de exames laboratoriais no auxílio ao acompanhamento farmacoterapeutico
18- Serviços farmacêuticos como diferencial e com foco em resultados. Cuidados e serviços farmacêuticos em Diabetes, Hipertensão, Podologia e Perfuração do lóbulo auricular.
 
 CARGA HORÁRIA
- 360 horas/aula (18 módulos/01 final de semana por mês)
 
 HORÁRIO DAS AULAS SALVADOR
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
 
 HORÁRIO DAS AULAS RIO DE JANEIRO
- Sexta-feira: 16h às 22h
- Sábado: 09h às 17h
 
FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
·       Depósito ou Boleto Bancário (Solicitar)
·       Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
·       No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 
DESCONTOS
10% para os primeiros inscritos
  
ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
SALVADOR: R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA (Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
(71) 3181-6333
 
 RIO DE JANEIRO: Filial Rio de Janeiro: Av. Rio Branco, 124, 18º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ
(21) 3476.4204 | 2178.9279 | 99354.9033
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.
  
CORPO DOCENTE:

Coordenação:
Luciana Calil S. de Moraes
-Farmacêutica e Bioquímica
- Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás
- Fiscal de Saúde Pública- Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia
- Coordenadora do Núcleo de Inspeção de Drogarias da Divisão de Fiscalização de Insumos, Medicamentos e Produtos para a Saúde da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia.
- Especialista em Farmacologia Clínica- Católica- PUC- GO
-MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico- Gama Filho- RJ
- Docência do Ensino Superior- Gama Filho- RJ
- Conselheira do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás.
 
Daniel Jesus de Paula
Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal de Goiás (1999). Possui especialização em Farmacologia também pela UFG-GO (2002) e Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Atualmente é farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás e professor assistente - Faculdades Objetivo - GO. Tem experiência na área de Ensino na área de Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica, com ênfase em Teratogênese e desenvolvimento de Fórmulas Líquidas.
 
Anibal de Freitas Santos Junior
Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Área de Concentração: Química Analítica. Bacharelado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é Professor Adjunto B e Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Básica e Clínica, Farmacocinética, Biossegurança, Biofarmácia e Análise e Controle de Medicamentos (Cinética de Dissolução) e Alimentos.

Rodrigo Cesar Assis Caixeta
Bacharel em Farmácia Generalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2010. Bolsista PIBIC por 2 anos consecutivos. Mestre (Bolsista REUNI/Capes) em Medicina Tropical com área de concentração em Microbiologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG). Professor de Cosmetologia no Programa de Cursos de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professor convidado das disciplinas Bacteriologia, Micologia e Bioquímica para o curso de Farmácia na Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Professor convidado das disciplinas Cosmetologia Avançada e Bioquímica Cutânea para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Estética e Cosmética do Instituto Euroamérica. Ministrou curso de injetáveis na Faculdade Unievangélica, em conjunto com professores em Anápolis-GO. Atualmente faz o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e é bolsista em ações extensionistas para o curso de Biossegurança e Estética na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Trabalhou na área de suplementação alimentar, avaliação fisiológica do exercício físico e em estudos de redução de riscos e erros no ambiente hospitalar. É coorientador da Liga Acadêmica do Riso (LAR-PUC-GO).
 
Rodrigo Luís Taminato
  • Especialização em Análises Clínicas e Onco-Hematologia clínica, molecular e laboratorial pela Academia de Ciência e Tecnologia;
  • Mestre e doutorando em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela FOP-Unicamp.
 
Dione Marçal Lima
  • Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1993);
  • Mestrado em Biologia - Área de concentração Farmacologia pela Universidade Federal de Goiás (2002);
  • Doutorado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília (2008).
 
Glaucia Regina Caixeta Yoshida
  • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1989);
  • Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1994);
  • Especialista nas áreas de história, administração, psicanálise e docência universitária.
 
 
 

Pré-Matrícula



Pós-graduação em Enfermagem Oncológica


OBJETIVO DO CURSO:

Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades teórico-práticos em Enfermagem Oncológica e capacitar o Enfermeiro a atuar nas diversas áreas da oncologia. Promover o aperfeiçoamento e atualização contínua do profissional enfermeiro que atua ou deseja atuar na área de Oncologia fornecendo subsídios para o desempenho profissional, atendendo as novas exigências do mercado de trabalho.
 
 
PROGRAMA DO CURSO:
  1. Epidemiologia e Saúde - Epidemiologia clínica em Oncologia & Controle e Prevenção do Câncer
  2. Bioética e Legislação Ética em Saúde & Fisiopatologia do Câncer
  3. Neoplasias no Adulto I, II e III
  4. Cirurgia Oncológica & Nutrição em Oncologia & Interpretação Clínica de Exames Complementares em Oncologia
  5. Psicooncologia 
  6. Farmácia Oncológica
  7. Assistência de Enfermagem em Oncologia I – Quimioterapia I
  8. Assistência de Enfermagem em Oncologia II – Quimioterapia II
  9. Assistência de Enfermagem em Oncologia III – Hormonioterapia & Imunologia
  10. Emergências Oncológicas & Acessos Venosos em Oncologia
  11. Assistência de Enfermagem em Oncologia – Radioterapia
  12. Transplante de Medula Óssea 
  13. Feridas / lesões Oncológicas & Oncologia Pediátrica
  14. Cuidados Paliativos
  15. Gerenciamento em unidades Oncológicas & Gestão de qualidade no serviço de oncologia
  16. Pesquisas Clínicas em Oncologia & Metodologia científica
  17. Visita Técnica – Local: Clínica AMO
  18. Metodologia científica

CORPO DOCENTE:

Adriana Batista Alves

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduada e Enfermagem Oncológica, MBA em Gestão Empresarial  em Saúde, Diretora de Assistência e Acolhimento da Rede AMO.
 
Elzo Pereira Pinto Junior
Professor Substituto de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Doutorando em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia(ISC-UFBA). Mestre em Saúde Coletiva (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará(PPSAC/UEC), com estágio sanduíche de 10 meses no ISC/UFBA. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB(2012). Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC-CNPQ(209-2011), com pesquisa na área de Saúde do Idoso, com ênfase em Epidemiologia do Envelhecimento e Avaliação Funcional.
 
Sandra Ely Barbosa de Souza
Bacharel em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Administração Hospitalar, Qualidade e Controle de Infecção Hospitalar, Gestão Hospitalar, Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde, Enfermagem Neonatológica e Enfermagem do trabalho. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Biotecnologia e Medicina Investigativa pela Fundação Osvaldo Cruz.  Atualmente é enfermeira da Universidade Federal da Bahia, atuando no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Professor Edgar Santos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em gestão e Educação profissional (graduação e pós graduação), em curso de enfermagem e medicina, gestão de curso de enfermagem, Gestão em unidades de saúde, Controle de Infecção, Núcleo de Epidemiologia e Neonatologia, atuando em consultoria também nas áreas de Gestão, Resíduos de Serviços de Saúde e Biossegurança.
 
Pablício Nobre Gonçalves
Farmacêutico graduado pela Universidade Federal Fluminense, Habilitação em Indústria e Hospitalar, Representante Regional da Sobrafo Bahia, Diretor de farmácia e suprimentos da Rede AMO
 
Max José Pimenta
Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia , mestrado em Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia da UFBA e doutorando em Medicina e Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é Professor Assistente 2 de Bioquímica do departamento de Biofunção de Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do Laboratório de Bioquímica Oral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Assistente 2 de Bioquímica Básica e Metabólica e Trabalho de Conclusão de Curso I e II (TCC I e TCC II) do curso de Enfermagem da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBSMP). Editor Científico Assistente  da Revesta Ciências Medicas e Biológicas do Instituto de Ciências da Saúde – UFBA. Experiência docente nos cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Ed. Física, com ênfase em Bioquímica Bucal, Bioquímica Básica e Metabólica, Metodologia Cientifica e orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso.
 
Álvaro Nobre Machado
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduado em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Coordenador de Farmácia na Clínica AMO em Salvador/BA, tem experiência no preparo de quimioterápicos, farmácia clínica e farmacovigilância em Oncologia.
 
Paola Mercer Guimarães
Enfermeira, formada pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL, Londrina - Paraná, especialista em Pediatria e Neonatologia pela ATUALIZA - Salvador , especialista em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Experiência em Saúde do Adulto, Saúde Mental, Saúde da Criança, Obstetrícia, Oncologia e Cuidados Paliativos. Atualmente enfermeira da Atenção Integral (Cuidados Paliativos) da Clínica AMO - Salvador/ BA. 
 
Marlize Brandão Ribeiro Cardoso
Enfermeira formada pela  UCSAL – Universidade Católica de Salvador, mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social pela Faculdade Visconde de Cairu, Residência de Enfermagem ( Ambulatório medico cirúrgico) pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, especialista em Estomaterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, MBA em Gestão de Saúde pela UNIFACS e especialista em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela BAHIANA.
 
Camila Dias Alves
Enfermeira formada pela Universidade católica de Salvador -  UCSAL, Especialista em Enfermagem Oncológica e Gestão empresarial aplicada à saúde, Coordenadora de enfermagem da Clínica AMO.
 
João Paulo Velloso Medrado Santos
Possui Residência Médica em Cancerologia/ Oncologia no Hospital Sírio-Libanês (concluída em 01/2014) em São Paulo - SP, Residência Médica em Clínica Médica (concluída em 01/2011), Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (obtida em 12/2007) em Salvador - BA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia/ Oncologia. Atua como Médico Oncologista na Clínica AMO, em Salvador - BA. Também atua como assistente de ensino (teaching assistant) do programa Principles and Practice of Clinical Research da Harvard School of Public Health. Pesquisador do instituto ETICA, em Salvador - BA, Brasil, com ênfase em Cancerologia/ Oncologia. Membro do comitê de ética em pesquisa (CEP) da Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC), em Salvador - BA, Brasil.
 
Daniela Sampaio
Psicóloga especialista em Cuidados Paliativos (CMMG) e em Gestão Empresarial aplicada à Saúde (UNIFACS). Psicóloga Clínica com formação em Terapia Cognitiva (CTC Salvador). Coordenadora do Serviço de Psicologia da Clínica AMO.
 
Graziela Brandão
Nutricionista coordenadora de Nutrição da Clínica AMO, especialista em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Nutrição Oncológica e Gestão Empresarial Aplicada à Saúde.
 
Lelia G. R. Martin
Enfermeira especialista em Pediatria e Puericultura - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Enfermagem, Especialista em Administração Hospitalar - Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Mestre em Ciências - Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem (EEUSP). Doutoranda em Ciências - Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem (EEUSP).
 
Luana Vieira
Enfermeira graduada pela Universidade Católica do Salvador, especialista em  Enfermagem Oncológica pela  Atualiza Cursos.
 
Heloisa Bittencourt Gomes
Enfermeira formada pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Universidade Castelo Branco / Atualiza, Especialista em Enfermagem Oncológica pela atualiza.  



PÚBLICO-ALVO:
Profissionais graduados em Enfermagem.
 
 
DURAÇÃO DO CURSO:

360 horas/aula (18 módulos/01 final de semana por mês).


HORÁRIO DAS AULAS:
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
 

CRITÉRIO DE APROVAÇÃO:
Será aprovado em cada disciplina o participante que cumprir as seguintes exigências:
Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento)
Aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento), isto é: nota igual ou superior a 7,0 (sete)
 



 

Pré-Matrícula



Objetivo Geral:
Aprimorar os conhecimentos avançados do estudo aos cosméticos e suas aplicações em tratamentos estéticos atuais.
 

Objetivos Específicos:
· Revisar e contextualizar o aluno quanto aos sistemas de fabricação e utilização de cosméticos através das diretrizes de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para cosméticos e padrões de Controle e Gestão de Qualidade Físico-Química e Microbiológica de cosméticos;
· Compreender e identificar os componentes dos cosméticos, de origem sintética e naturais, e suas compatibilidades tecnológicas;
· Introduzir os fundamentos principais da farmacodinâmica e farmacocinética de ativos cosmetológicos para limpeza, tonificação, esfoliação, hidratação, tratamentos (antiidade, antioleosidade, antimanchas, anticelulíticos, anti-estrias entre outros) e fotoproteção.


CARGA HORÁRIA
- 380 horas/aula (19 módulos/01 final de semana por mês)
 
 
 HORÁRIO DAS AULAS
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
 
 
FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
   - Depósito ou boleto Bancário  (Solicitar)
   - Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
   - No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 
 
DESCONTOS 
10% a cada amigo indicado.
 
 
ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
  
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.
 
 
PROGRAMA DO CURSO:


1.     Anatomofisiopatologia da Pele e seus anexos
2.     Patologias e Afecções Cutâneas
3.     Introdução à Cosmetologia e Boas Práticas de Fabricação
4.     Farmacologia aplicada à Estética
5.     Aromaterapia e Perfumaria
6.     Cosméticos de Limpeza e Tonificação
7.     Cosméticos de Esfoliação e Peeling
8.     Cosméticos de Hidratação
9.     Cosméticos para Tratamentos
10.  Fotoprotetores
11.  Tricologia Avançada
12.  Cosméticos Capilares
13.  Fitocosmetologia e Cosméticos Veganos
14.  Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos
15.  Metodologia Científica Aplicada
16.  Gestão e Marketing aplicados aos Cosméticos
17.  Nanotecnologia e Nanovetores
18.  Cosmecêuticos e Nutricosméticos
19.  Trabalho de Conclusão de Curso


CORPO DOCENTE:
 
Prof. Me. Farm. Rodrigo Cesar Assis Caixeta
Bacharel em Farmácia Generalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2010. Bolsista PIBIC por 2 anos consecutivos. Mestre (Bolsista REUNI/Capes) em Medicina Tropical com área de concentração em Microbiologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG). Professor de Cosmetologia no Programa de Cursos de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professor convidado das disciplinas Bacteriologia, Micologia e Bioquímica para o curso de Farmácia na Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). Professor convidado das disciplinas Cosmetologia Avançada e Bioquímica Cutânea para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Estética e Cosmética do Instituto Euroamérica. Ministrou curso de injetáveis na Faculdade Unievangélica, em conjunto com professores em Anápolis-GO. Atualmente faz o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e é bolsista em ações extensionistas para o curso de Biossegurança e Estética na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
 
 
Prof. Me. Farm. Daniel Jesus de Paula
Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal de Goiás (1999). Possui especialização em Farmacologia também pela UFG-GO (2002) e Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Atualmente é farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás e professor assistente - Faculdades Objetivo - GO. Tem experiência na área de Ensino na área de Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica, com ênfase em Teratogênese e desenvolvimento de Fórmulas Líquidas.
 
 
Prof. Me. Farm. Rodrigo Luís Taminato
Farmacêutico bioquímico, especialização em Análises Clínicas pela Academia de Ciência e Tecnologia, Mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela FOP-Unicamp (Conceito 7 na CAPES) com experiência na área das ciências farmacêuticas, farmacologia e análises clínicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, patologia clínica, clínica médica, marketing médico científico, departamento comercial em indústria farmacêutica e Oncologia. Atualmente é professor do curso de Farmácia e Enfermagem da Faculdade Unida de Campinas, professor de cursos de especialização do Instituto Nacional de Cursos-Incursos, Instituto Pessoa-Salvador-BA, FacUnicamps e membro efetivo da comissão de educação da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia-SOBRAFO. É pesquisador do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - HC-UFG e Departamento de Citogenética Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás - ICB-UFG.
 
 
Profª Drª Dayse Mysmar Tavares Rodrigues
Possui: Graduação em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998); Graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira - GO (2010); Especialização em Administração Rural (UFLA-MG); Especialização em Políticas e Estratégias pela Escola Superior de Guerra (ADESG-GO); Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2005); e, Doutora em Ciências Ambientais (UFG). Funcionária do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e professora universitária.
 
 
Prof. Dr. Guilherme Martins Gelfuso
Professor Adjunto do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) e membro dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Possui Graduação em Farmácia-Bioquímica, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Pós-Doutorado em Biociências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Realizou Doutorado-Sanduíche; na Universidade de Bath (Inglaterra), em que estudou a influência da iontoforese na liberação folicular de fármacos micro e nanoencapsulados. Desenvolve pesquisa na área de tecnologia farmacêutica, voltada para a elaboração de medicamentos inovadores baseados em nanotecnologia, a investigação da permeação de fármacos através da pele e de mucosas, e a avaliação da iontoforese para a liberação tópica e transdérmica de fármacos. Coordena projeto temático associado à Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (REDE PRÓ-CENTRO-OESTE MCT/CNPq/CAPES/FAPs) relacionado ao desenvolvimento tecnológico de formulações nanoestruturadas com base em extratos de espécies do cerrado brasileiro.
 
 
Profª Me. Aline Teixeira de Aquino
Graduação em Farmácia e habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFG. Especialista em Farmácia Magistral (2007) e Farmacologia Clínica (2010) pela UFG. Desenvolve trabalhos na área de Assistência Farmacêutica com ênfase em Atenção Farmacêutica no SUS, Saúde da Família, Hipertensão Arterial. Tem experiência na área de farmácia, transporte e distribuição de medicamentos e indústria farmacêutica.
 
 
Profª Me. Eliane de Vasconcelos Caixeta
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1990), pós-graduação em Farmácia Magistral pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é técnica em laboratório da Faculdade de Farmácia Universidade Federal de Goiás (1993), sendo responsável por ministrar aulas práticas no setor de Cosmetologia e Alopatia na Farmácia Universitária da UFG desde 1996.
 

Pré-Matrícula



Pós-graduação em Microbiologia Clínica
 

Introdução/Justificativa

A especialização em Microbiologia Clínica do Instituto Pessoa promoverá aos profissionais, conhecimentos sobre microrganismos de relevância na prática clínico-laboratorial. Os alunos serão capazes de dominar as principais técnicas, aplicadas nos laboratórios de diagnóstico em Microbiologia, e relacionar os sinais e sintomas clínicos com os achados laboratoriais.
 
O curso prepara os alunos para o exercício da prática no âmbito da microbiologia clínica e amplia a capacidade da reflexão crítica na prática profissional. Adicionalmente, propiciará a expansão dos conhecimentos acadêmicos, mediante a compreensão dos processos laboratoriais utilizados no campo da microbiologia, para dar destaque ao profissional à sua atuação no mercado de trabalho.
 

Objetivo Geral
 
Prover aos profissionais informações específicas no âmbito da Microbiologia Clínica, para que estes possam ampliar e aprimorar seus conhecimentos e aplicá-los na rotina laboratorial.
 
Serão realizados módulos teóricos e teórico-práticos, a fim de proporcionar ao discentes uma experiência no campo prático e propiciar discussão crítica e atualizada sobre os procedimentos de diagnósticos microbiológicos.
 
Abordagem baseada em evidências clínico-epidemiológicas propicia a contextualização da importância dos microorganismos na prática clínica, assim como promove uma compreensão orientada sobre os mecanismos de resistência antimicrobiana aos fármacos disponíveis no mercado.
 
 
Público-Alvo
 
Biomédicos, biólogos, farmacêuticos, médicos ou outros profissionais graduados em áreas afins.
 

Metodologia de Ensino 

Os módulos serão ministrados em forma de preleção, seminários, aulas expositivas e aulas práticas as quais incluem discussão de casos clínicos com problematização.

As aulas práticas serão ministradas em ambiente próprio, com suporte de materiais e equipamentos específicos, para realização dos testes laboratoriais.
Estrutura Curricular
 
Programa do Curso
  1. Microbiologia: geral e aplicada
  2. Coleta, acondicionamento e transporte de material biológico. Biossegurança e Bioética
  3. Genética aplicada à microbiologia
  4. Bacteriologia Clínica I
  5. Bacteriologia Clínica II
  6. Bacteriologia Clínica III
  7. Micobactéria I
  8. Micobactéria II
  9. Micologia clínica I
  10. Micologia clínica II
  11. Antibiograma: Metodologias aplicadas, seleção de antibióticos
  12. Infecção relacionada à Assistência a Saúde (IrAS)
  13. Antimicrobianos: mecanismos de ação e resistência dos microrganismos
  14. Virologia clínica I
  15. Virologia clínica II
  16. Laboratórios de Saúde Publica: legislação e atividades
  17. Imunodiagnóstico
  18. Biologia Molecular no diagnóstico das doenças infecciosas
  19. Liberação e Interpretação de Laudos
  20. Epidemiologia aplicada ao laboratório clínico
  21. Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS)
  22. Metodologia científica
  23. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
 
Diferenciais do Curso
 
Como diferencial este curso oferece módulos com Aulas Práticas e Debates Clínicos, para que os discentes conheçam as principais atividades realizadas na prática de um laboratório de microbiologia clínica.
 
Outro diferencial é a aplicação de atividades de simulação com exposição de casos clínicos problemas que contribui para a autonomia do profissional.
 

Duração do Curso
O curso contempla 23 módulos, ministrados durante um fim de semana por mês e totaliza uma carga horária de 460 horas.
 
Coordenação

Angela Ferreira Lopes de Teive e Argolo
Doutora e Mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás. Farmacêutica-Bioquímica do Laboratório de Saúde Pública do Estado de Goiás (Lacen/SES-GO) e Coordenadora da Divisão de Biologia Médica do Lacen. Tutora dos Residentes Farmacêuticos da Residência Multiprofissional da SES-GO.
 

Pré-Matrícula



Pós-graduação em Transtorno do Espectro do Autisto: Diagnóstico e Tratamento Precoces


Objetivo Geral:
Capacitar o profissional de saúde que atue com crianças, a identificar precocemente sinais de risco para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), diagnosticar, tratar ou encaminhar para tratamento adequado as crianças de risco.
 
Objetivos Específicos:
  • Conhecer e saber aplicar os principais indicadores de risco para o desenvolvimento infantil e para o TEA. 
  • Conhecer e saber aplicar os principais testes e inventários para diagnóstico do TEA. 
  • Conhecer as principais hipóteses causais do TEA. 
  • Conhecer os tratamentos indicados. 
  • Conhecer a abordagem interdisciplinar, com ênfase na psicanálise, para o tratamento do TEA. 
  • Conhecer as políticas públicas e a rede de assistência pública ao TEA. 

PROGRAMA DO CURSO:
  1. Perinatologia: o desenvolvimento de bebês de risco
  2. Erros Inatos do Metabolismo e Autismo
  3. Genética e TEA
  4. Interação Precoce I
  5. Interação Precoce II
  6. Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil e para o TEA
  7. Transtornos do Desenvolvimento numa Perspectiva Interdisciplinar
  8. Desenvolvimento Neuropsicomotor no Primeiro Ano de Vida
  9. Integração Sensorial e TEA
  10. Desenvolvimento da Linguagem no Primeiro Ano de Vida e TEA
  11. Desenvolvimento Cognitivo no Primeiro Ano de Vida e TEA
  12. Inclusão de Crianças com TEA 
  13. Parentalidade e TEA: a clínica como o autismo e a abordagem da família
  14. Educação Terapêutica
  15. Aspectos neurológicos: diagnóstico e tratamento
  16. Adaptação Curricular
  17. Metodologia Científica Aplicada
  18. Trabalho de Conclusão de Curso 
 
CORPO DOCENTE:
 

Andaiá Melo
Orientadora educacional das escola lua nova, Mestre em educação pela Ufba atua com crianças e adolescentes em psicoterapia no NIIP.

Andrea Diniz Goncalves
Psicóloga (Ufba), psicanalista, acompanhante terapêutico (França), Mestre em Desenvolvimento Infantil (Ufba), doutoranda em Mesicina e Saúde Humana , psicóloga da Estimulacao Precoce do IPERBA (Sesab), professora da graduação e pós-graduação da Bahiana, Consultorio particular (bebês, crianças e adultos).
 
Bianca Martins
Fisioterapeuta (Universidade Católica do Salvador). Especialista em Fisioterapia Pediátrica (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública da Bahia) e em Metodologia da Pesquisa e Extensão (UNEB). Formação no Método Neuro-evolutivo Bobath, Baby Bobath e em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento (Centro Lydia Coriat). Formação em Therapy Taping. Curso de Integração sensorial e participação em Cursos vinculados ao Autismo e ministrados por Filippo Muratori, Patrícia Piacentini e Cristina Kupfer. Docente da UCSAL e do curso de Capacitação em Desenvolvimento Infantil e seus Transtornos (NIIP). Coordenadora do Projeto Brincando com o seu bebê na Malubambu. Atua em intervenção precoce e atendimento a crianças/adolescentes com autismo, afecções neurológicas e respiratórias,diversas.

Camilla Carmelo
Psicóloga, Psicanalista, especializada em Psicopatologia do Bebê e Mestre em Psicanálise e Medicina (Paris VII). Atua em clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atua como psicóloga na UTI Pediátrica do Hospital Aliança. Coordenadora do serviço de psicologia da Clínica Sérgio Matos (Imagem e Diagnóstico Perinatal). Professora do  curso de Capacitação Em Desenvolvimento Infantil e seus Transtornos proposto pelo NIIP.
 
Cristina Rocha
Psicóloga, psicanalista,  especializada em Psicopatologia do bebê( França)doutoranda em psicanálise ( França). Atua em consultório com crianças, bebês e adultos e em clínica de reprodução assistida (Cenafert) além de prestar atendimento psicanalítico ao Hospital Aliança. Professora do  curso de Capacitação Em Desenvolvimento Infantil e seus Transtornos proposto pelo NIIP.
Daniele Wanderley: Psicóloga/Psicanalista, especializada em  Psicopatologia do Bebê ( Univ. Paris XIII) , Psiquiatria Infantil (  Univ.Paris V). Mestre em Psicanálise e Medicina ( Univ.Paris VII) Diretora da coleção de livros ” De Calças Curtas”,. Autora do livro “Aventuras psicanalíticas com crianças Autistas e seus Pais” . 

Jimena Pereira 
Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) – 2004/2009. Especialista em Linguagem pelo CEFAC e certificada pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath. Formação de Therapy Taping e Cursos de Integração Sensorial
Valquíria Lago- Pedagoga/Psicopedagoga Clínica e Institucional. Integrante da Associação Brasileira de Psicopedagogia/Seção Bahia – n de inscrição 828. Trabalhou durante sete anos como alfabetizadora no Colégio Anglo Brasileiro. Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola Arco- íris e realiza atendimentos clínicos com crianças e pré-adolescentes.Professora  do  curso de Capacitação Em Desenvolvimento Infantil e seus Transtornos proposto pelo NIIP.
 

Ana Marta Pontes



 

Pré-Matrícula



Curso de Extensão em Engenharia Naval - 40 horas

Oportunidade única de estudar engenharia naval com o professor pós-doutor José Marcio do Amaral Vasconcellos - referência internacional no assunto, palestrante em grandes empresas e professor da UFRJ - Unversidade Federal do Rio de Janeiro! Aprimore seus conhecimentos e se prepare para grandes oportunidades de trabalho, com a construção do Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul da Bahia e de diversos portos e estaleiros do Brasil!

 
MÓDULO I - Engenharia Naval e Oceânica
 
Carga Horaria 20 horas
 

Tópicos Abordados
Sistemas Flutuantes, Nomenclatura naval e offshore, Tipos de navios, embarcações e plataformas, Características físicas e operacionais, Flutuação e Estabilidade de Flutuantes, Princípios de Flutuação e características hidrostáticas, Estabilidade Estática e Aplicações, Avarias de Sistemas Flutuantes, Sistemas e componentes navais, Principais sistemas em navios e seus equipamentos, Princípios de Funcionamento, Comportamento Estrutural de Navios e plataformas; Resistência estrutural e viga navio; Princípios e cálculos básicos de fadiga, colapso de estruturas; Sociedades Classificadoras, Princípios de resistência ao avanço e propulsores, movimento no mar e resposta dinâmica
 
 
MÓDULO II – Construção de Navios e Plataformas
 
Carga Horaria 20 horas

 
Tópicos Abordados

Principais Módulos e Equipamentos, Características de Funcionamento, Bombas de carga, lastro e de processos, Sistemas de amarração e fundeio, Sistemas de posicionamento dinâmico, Sistemas auxiliares, Helidecks, Plantas de processos, Equipamento de Segurança e salvatagem, Manifolds, arvores de natal e sistemas submarinos, Boias, Monoboias e sistemas de ancoragem no mar, Risers e tubulação offshore, Operações de apoio, Características de Estaleiros de Construção de Navios, Características de Estaleiros de Construção Offshore, Principais Processos na Construção de Sistemas Flutuantes, Pré-processamento do Aço, Submontagens e montagens de Blocos, Edificação, Acabamento, Tubulações, Jateamento, Pintura, Lançamento, Acabamento e Outfiting, Simulação de processos.
 
 
Palestrante
 
Prof. José Marcio do Amaral Vasconcellos
Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Oceânica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1985), doutorado em Doutorado em Engenharia Oceânica pela University of Strathclyde (1989), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado pela University Of New Orleans (1996) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Adjunto da Coppe UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Catamarans, Embarcações de Alto Desempenho, Embarcações Não Convencinonais, Projeto de Plataformas, Sistemas de Apoio ao Projeto.
 

Pré-Matrícula


 

Curso de de Extensão em Sistemas Fotovoltaicos

Programa do Curso

I - Introdução
- Fontes alternativas, fontes renováveis, fontes limpas
- Energia solar
- Características solares
- Relações Sol – Terra
 
II – Energia Solar
- Radiação solar
- Energia termossolar
- Aproveitamentos termossolares.
- Energia solar fotovoltaica
- Aproveitamento fotovoltaico
- Recurso solar
 
III – Tecnologia Fotovoltaica

- Funcionamento da célula fotovoltaica
- Características e parâmetros das células fotovoltaicas
- Tipos de células fotovoltaicas
- Arranjos das células
- Fabricação das células
- Módulos fotovoltaicos
 
IV – Sistemas Fotovoltaicos
- Sistemas Autônomos e Não Autônomo
- Sistemas Híbridos
- Componentes básicos
- Arranjo dos módulos fotovoltaicos
- Funcionamento dos módulos - fatores de Influência
 
V - Principais componentes de um sistema fotovoltaico
- Componentes estruturais: baterias, controladores de carga, inversores, conversores CC-CC, seguidor de máxima potência, proteção.
- Componentes acessórios das instalações: caixas de conexões, terminais, micro-inversores integrados, diodo de desvio, diodo de bloqueio, fusíveis de proteção
 
VI –Baterias
- Terminologia
- Baterias recarregáveis
- Tecnologias de baterias
- Características das baterias para sistemas fotovoltaicos
- Cuidados com bateiras
 
VII – Controladores de Carga
- Tipos de controladores
- Características dos controladores
- Controlador SPPM
 
VIII – Inversores
- Classificação dos inversores
- Princípio de funcionamento
- Características dos Inversores
- Inversores SFCRs
- Critérios de qualidade
- Seguidor do Ponto de Máxima Potência – SPPM
- Algoritmos de seguimento
- Dispositivos de proteção, supervisão e controle
- Aquisição e armazenamento de dados
 
IX - Aplicações de Sistemas Fotovoltaicos
- Sistemas isolados: individuais e em rede
- Sistemas de bombeamento
- Sistemas de telecomunicações
- Outras aplicações
- Sistemas conectados à rede
- Usinas fotovoltaicas
 
X – Projeto Fotovoltaico Básico
- Identificação do tipo de carga
- Definição do sistema fotovoltaico
- Listagem dos equipamentos principais
- Estimativa das perdas do sistema
- Definição da autonomia para sistemas Isolados
- Determinação das baterias
- Determinação do sistema de carga e descarga
- Determinação da potência de geração
- Avaliação do Recurso Solar
- Determinação dos Painéis: tipo, quantidade, posição e configuração
- Especificação dos principais componentes.
- Determinação do rendimento
 

Carga Horária
40 horas


Docente

Drº Jorge Luiz do Nascimento
Possui graduação em: Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Atualmente é professor associado, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas, Dispositivos de Potência e Fontes Alternativas de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: instalações elétricas, técnicas de iluminação, instalações fotovoltaicas, dispositivos termosolares, educação para engenharia, formação do professor, avaliação e metodologias para o ensino de engenharia.


 

Pré-Matrícula


Objetivo Geral
Promover estudos interdisciplinares para capacitar profissionais atuantes na área ou que nela pretendem ingressar dentro das exigências atuais do mercado de trabalho em Perícia Criminal, quanto aos conhecimentos necessários para dar sustentação quando de sua utilização na elaboração e/ou análise de Laudo Pericial ou Parecer Técnico. Em concomitância, com a nova alteração do Código de Processo Penal, algumas atribuições foram acrescentadas ao Assistente Técnico. 


CARGA HORÁRIA
- 400 horas/aula (20 módulos/01 final de semana por mês)
  

 HORÁRIO DAS AULAS
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
  

FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
   - Depósito ou boleto Bancário  (Solicitar)
   - Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
   - No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 

DESCONTOS 
10% a cada amigo indicado.
  

ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
   

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.
  

PROGRAMA DO CURSO:
  1. Introdução à Criminalística
  2. Estrutura Legal-processual da Prova Pericial
  3. Medicina Legal
  4. Locais de Crime
  5. Perícia Ambiental
  6. Biologia Molecular Forense
  7. Química Forense
  8. Física Forense
  9. Balística Forense
  10. Engenharia Forense
  11. Perícia em Incêndios
  12. Documentos Cópia Forense
  13. Computação Forense
  14. Acidentes de Trânsito
  15. Toxicologia Forense
  16. Metodologia da Pesquisa Científica
  17. Perícia de Identificação e Adulteração de Veículos
  18. Análise e Identificação Através da Voz
  19. Luminotécnica Forense
  20. Seminário
 

CORPO DOCENTE:
 
Publio Lima de Mello (Coordenador)
Possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (1990), graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Candido Mendes (2006) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é celetista da Universidade Estácio de Sá, professor assistente - Silva E Souza Sociedade Educacional. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminação, perícia criminal, luminotécnica, conforto ambiental e conservação de energia. 
 

Ricardo Alberto Pereira
Graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula (RJ) Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ) Professor da EMERJ, ESAJ, UNESA, Juiz de Direito.
 

Nilo Jorge Rodrigues Gonçalves
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1978), Especialização/Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1980), Especialização em Medicina Legal pela Associação Brasileira de Medicina Legal / Associação Médica Brasileira (1983) e Livre-Docência em Medicina Legal e Deontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Titular da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco, Perito Legista do Estado do Rio de Janeiro e Membro titular da Academia Nacional de Medicina Legal. Tem experiência na área de Medicina Legal e Deontologia, atuando como perito e como docente.
 

Rodrigo Soares de Moura Neto
Possui Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Fez o Pós-Doutoramento no Institute for Cancer Research, da Philadelphia, EUA. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Biologia da UFRJ. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética Forense e Uso de Marcadores Moleculares polimórficos para Estudos de Populacionais. Coordenou a implantação do Laboratório de DNA da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, treinando 200 Peritos Criminais e Legistas, a construção física do laboratório, implantação dos equipamentos e dirigindo as atividades por três anos. Recebeu homenagens e prêmios do Comando Militar do Leste e da 1ª. Divisão do Exército por serviços prestados, Mérito Profissional oferecido pelo Instituto de Química da UFRJ e pelo Conselho Regional de Biologia - 2ª Região. É Pesquisador Colaborador da Divisão de Metrologia aplicada à Ciência da Vida, do Inmetro, Coordenando o Programa de Metrologia Forense.
 

Bruno Duarte Sabino
Possui graduação em Farmácia (1998) com habilitação em Indústria Farmacêutica (2000) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas (2002), todos pela UFRJ. Possui Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Molecular - Farmacologia) pela FIOCRUZ. Concluiu estágio de Pós-doutoramento na UNICAMP (Laboratório Thomson) em "Aplicações da Técnica de Espectrometria de Massas na Química e Toxicologia Forenses" (2010). É Peritocriminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli-RJ (Serviço de Perícias de Química (desde 2001). É Diretor-Presidente e de Serviços Técnicos do Laboratório Contraprova Análises, Ensino e Pesquisas Ltda (desde 2009). É Pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É professor de Química Forense da Academia Estadual de Polícia Civil Sylvio Terra (ACADEPOL) do Rio de Janeiro desde 2008. É membro da Society of Hair Testing (SOHT) e da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX)
 

Márcia Motta Pimenta Velloso
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), graduação em Físico Tecnólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Professor Adjunto IV, concursado, da Universidade Federal Fluminense, sendo admitida em 1972 e aposentada em 1994. Na Universidade Castelo Branco é Palestrante convidado nos seguintes cursos: pós-graduação em perícia criminal, pós-graduação em iluminação hospitalar e hoteleira, pós-graduação em iluminação de museus. Atualmente desenvolve pesquisas junto ao Laboratório de Metrologia Computacional e Dimensional LMDC- UFF. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminação; classificação de cores; lâmpadas; percepção de luz, cor e forma; racionalização do consumo de energia; metrologia.
 

Andrea Porto Carreiro Campos
Possui graduação em Licence de Physique Fondamentale - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1992), Maîtrise de Physique Fondamentale - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1993), Mestrado em Physique des Gaz et des Plasmas - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1994), Doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2002), Especialização em Perícia Criminal pela Universidade Estácio de Sá (2002), Pós-Doutorado pelo Institut de Physique et Chimie des matériaux de Strasbourg (2013). Atualmente é pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) na área de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão de alta resolução (HRTEM, STEM, EFTEM, EDX, EELS, Cs-correction e tomografia). Aplica a microscopia na área de nanociência e nanotecnologia: ciências dos materiais, na caracterização de aços, nanopartículas e nanocompósitos, na área forense e na área de biomineralização, nos temas de estrutura de nanocristais de origem biogênica como os minerais do osso e óxidos de ferro produzidos por microrganismos magnetotácticos.
 

Alexandre Luis Belchior dos Santos
Graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do CBMERJ e também Graduado no Curso Superior de Farmácia pela Universidade do Grande Rio. Esteve como Secretário Adjunto de Transportes e também como Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Município de Nova Iguaçu. E, ainda, como Consultor de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Queimados - RJ. Colaborou como Assessor da Coordenação do Mestrado de Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense UFF, no RJ. É Mestre em Defesa e Segurança Civil, pela UFF e atua como Professor de Pericia Criminal e Incêndios na Pós-Graduação Lato sensu da Universidade Castelo Branco - RJ. Em 2012, iniciou o Doutorado em Gestão de Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI), no México, com Linha de Pesquisa em Meio Ambiente. Foi Diretor de Ensino e Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP do CBMERJ em 2013, ainda nesse ano assumiu a Chefia da 5ª Seção do Estado Maior Geral do CBMERJ - Serviços Técnicos. Coordenou de 2013 a 2015, como Gestor e Pesquisador de Projeto de Parceria do CBMERJ com a COPPE/UFRJ no Desenvolvimento de um Sistema de Descarga Baseado em Dióxido de Carbono Líquido (CO2) - Massivo, à baixa temperatura. Foi também professor da disciplina Gestão de Desastres do Curso Superior de Bombeiro Militar - CSBM e continua professor de Metodologia da Pesquisa do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - CAO da Escola Superior de Bombeiro Militar - ESCBM do CBMERJ. Ainda, a partir de 2013, faz parte do Corpo Docente do Curso de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, como Professor Convidado, para a disciplina "Desastres Originados de Incêndio". Em 2015, esteve como Diretor, à frente, em todo Estado do RJ, da Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes do CBMERJ.Tem experiência na área de Segurança Pública, com ênfase em Defesa Civil e Investigação Técnica de Incêndios, atuando principalmente nos seguintes temas: defesa civil, desastres, gestão, incêndios, bombeiros, perícias, criminalística e química.


José Carlos Brasil Junior
Possui doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense(2004). Atuando principalmente nos seguintes temas: fotoquímica, óxidos de nitrogênio, ozônio, poluição atmosférica, poluição urbana.
 

Roberto Huet de Salvo Souza
Biólogo e Advogado (graduado em Biologia pela Universidade Santa Úrsula -1980 e em Direito - Faculdades Integradas Anhangüera -1999. Concluiu mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -1990 e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos -1999. Atualmente Coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental (NLA/RJ) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Tem experiência na área de administração pública, pesquisa e ensino.
 

Rodrigo Kleinübing
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1993). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica. 
 

Luiz Gustavo Lima Teixeira
Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro(1993). Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. Tem experiência na área de Defesa.
 

Claudemir Costa Santos
Possui graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1988). Especialização em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança da informaçao, clipper, criptografia, segurança da informação e e-mail.

 

Pré-Matrícula

PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS


OBJETIVOS
 
A medicina laboratorial avançou vertiginosamente nos últimos 20 anos, principalmente com os avanços da tecnologia da automação refinada no diagnóstico e acompanhamento clínico das doenças e tratamentos. Com isso, o mercado de trabalho expandiu, porém exige cada vez mais do conhecimento técnico e atualizado, a capacidade de gestão, de resolver problemas, treinar e capacitar outros profissionais, colaborar com as decisões clínicas. Sendo assim, o objetivo dessa especialização é capacitar e atualizar os profissionais das análises clínicas para o novo cenário do mercado de trabalho, além de preparar para a prova de obtenção do título de especialista em análises clínicas (TEAC) com a chancela da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e outros concursos.  
 

PÚBLICO-ALVO

-          Farmacêuticos
-          Farmacêuticos bioquímicos
-          Biológos
-          Biomédicos
-          Médicos
-          Profissionais das análises clínicas
 

MÓDULOS (Teóricos e Práticos):

1 -     Fundamentos atuais e gestão estratégica em análises clínicas
2 -     Hematologia clínica, laboratorial e molecular I
3 -     Hematologia clínica, laboratorial e molecular II
4 -     Hematologia clínica, laboratorial e molecular III
5 -     Imunohematologia e Banco de Sangue
6 -     Bioquímica clínica I
7 -     Bioquímica clínica II
8 -     Genética e biologia molecular aplicadas à medicina laboratorial
9 -     Microbiologia clínica I
10 -   Microbiologia clínica II
11 -   Microbiologia clínica III
12 -   Parasitologia clínica
13 -   Metodologia
14-    Imunologia clínica
15-    Toxicologia clínica aplicada e forense
16-    Laboratório de análises clínicas em situações especiais I (urgência e emergência, UTI, líquidos corporais, citologia, hormônios)
17-    Laboratório de análises clínicas em situações especiais II (urgência e emergência, UTI, líquidos corporais, citologia, hormônios)
18-    Gestão da qualidade e automação em análises clínicas


CORPO DOCENTE
 
Prof. Rodrigo Luís Taminato (Coordenador)
Especialização em Análises Clínicas e Onco-Hematologia clínica, molecular e laboratorial pela Academia de Ciência e Tecnologia; Mestre e doutorando em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela FOP-Unicamp.
 
Profª. Laís Marreto
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (2014), possui experiência na área de Análises Clínicas e Microbiologia com ênfase em Micologia Médica. Atualmente é professora da Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) e professora da Faculdade União de Goyazes (FUG).
 
Prof. Fernando Yano
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é professor da Faculdade Unida de Campinas. Tem experiência na área de Microbiologia e na busca de novas moléculas antifúngicas.
 
Prof. Alexsander Augustus
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado em Medicina Tropical, área de concentração em Imunologia pelo IPTSP/ Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Biologia Molecular de HIV-1, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia, biologia molecular, HIV-1 e antirretrovirais
 
Prof. Renzo Freire
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1985/1986), mestrado em Medicina Tropical (1999) e doutorado em Ciência Animal pela UFG (2007). Atualmente é professor adjunto da UFG.Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Hematologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia, eritrograma, leucemia, hemoglobina, hemograma, metabolismo do ferro. Foi Diretor (Tesoureiro e Secretário) do Conselho Regional de Farmácia de Goiás. Atulamente Conselheiro efetivo e eleito para Comissão de Tomada de Contas do CRF-Go.
 
Prof. Hanstter Hallison
Biomédico pela PUC GOIÁS (2013), Biólogo pela UNICALDAS (2011), mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública na área de concentração em Parasitologia (2015). Cursando doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública, na área de concentração em Parasitologia-UFG. Professor universitário da FAMED - Faculdade de Medicina de Aparecida de Goiânia, nas disciplinas de Imunologia, Embriologia e Bioestatística. Professor de pós graduação das disciplinas de Interpretação de exames laboratoriais, toxicologia, infecções hospitalares e parasitologia clínica. Biomédico Responsável Técnico do Laboratório de Hanseníase e Tuberculose, Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. Possui experiência em Parasitologia, Micobactérias, Biologia Molecular, Análises Clínicas, Saúde Pública, Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade. Membro da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP).
 
Prof. Johnathan Rocha
Possui mestrado em Biologia das Relações Parasito-Hospedeiro com Área de Concentração em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (Imunologia, Microbiologia e Parasitologia) pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (2014), onde defendeu a dissertação intitulada "Efeitos do Laser de Baixa Potência na Leishmaniose Experimental: Avaliação sobre a lesão cutânea (in vivo) e efeitos sobre a leishmania (in vitro)", sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012) e cursa MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar na Universidade Estácio de Sá. Atualmente atua como Professor Instrutor I no curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, ministrando as disciplinas de Tutoria e Morfofuncional (Histologia) e Biomédico no Laboratório Clínico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás como responsável pelo setor de Liberação de Laudos.É membro da Associação de Biomédicos do Estado de Goiás (ABEGO), onde atua como primeiro secretário.
 
Profª. Vânia Cristina Rodrigues
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista (2009), Especialista em Saúde Pública - Instituto Quality Pós Graduação (2009-2010) Especialista em Epidemiologia - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública UFG (2011-2012), Especialista em Epidemiologia para o monitoramento e Resposta às Emergências em Saúde Pública - Fiocruz (2012-2013), Especialista em Geoprocessamento em Saúde - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (2012), Especialista em Análise de Situação de Saúde - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (2013-20140. Tem experiência na área gestão da saúde pública, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, prevenção, vacinação, influenza, dengue, doenças transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, prevenção as violências. vigilância ambiental e sistemas de informações.
 
Profª. Aliny Pereira
Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Goiás, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás, e doutora em Ciências Biológicas. Atualmente é bolsista pós-doutoral CNPq. Possui conhecimento prático na área de Biologia, com ênfase em Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo celular, mecanismos de morte celular, expressão gênica, mutagênese ambiental e genética do câncer.

Pré-Matrícula



Pós-graduação em Psicoterapia e Saúde Mental
 
Objetivos do Curso:
 
•        Oferecer à sua clientela uma visão integrada entre ensino teórico e prática da psicoterapia;
•        Oferecer ao aluno o contato com a reflexão das técnicas psicoterápicas e aprofundamento em seu uso para o tratamento na prática clínica;
•        Permitir ao aluno estabelecer contato com vários sub-campos de atuação específica da área clínica e da saúde mental, com destaque para as patologias ou dificuldades mais emergentes na atualidade da clínica;
•       Atender à necessidade de profissionais da saúde de atualização quanto às manifestações patológicas contemporâneas, suas respectivas possibilidades de intervenção;
•        Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento realizado pelos alunos, fortalecendo a associação entre estudo, prática e reflexão da prática.
 

Linhas de Pesquisa do Curso:

•        Diagnóstico e Tratamento Clínico do Sofrimento Psíquico
•        Fundamentos da Psicoterapia
•        Atendimento em Saúde Mental
 

Conteúdo Programático:
  1. Fundamentos da Psicoterapia
  2. Trabalho Clínico
  3. Produção Social da Doença Mental
  4. Sistemas de Atendimento em Saúde Mental
  5. Clínica Amplicada
  6. Métodos de Intervenção em Grupo
  7. Clínicas dos Estados Narcísicos
  8. Seminário I
  9. Gestalt Terapia
  10. Atuação e Cuidados com a 3ª Idade
  11. Psicossomática
  12. Seminário II
  13. Psicoterapia de Grupo
  14. Atenção Especial ao Usuário de Substância Tóxica
  15. Políticas Públicas em Saúde Mental e Cidadania
  16. Seminário III
  17. Seminário de Orientação
  18. Seminário IV
  19. Diagnóstico e Interevenção Médica 

Público alvo:
Profissionais psicoterapeutas que atuam na área clínica, especialmente aqueles que têm por função ou interesse o diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico seja em atendimento de consultório privado ou em instituição pública.



Corpo Docente

Profa. Dra. Denise Teles Freire Campos
Pós doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISA-RJ - bolsista CAPES - (2016). Pós-doutora em Linguagem e Psicanálise pela PUC-RJ (2012). Possui doutorado em Psicopatologia pela Université de Provence - França (2002); Mestrado em Psicopatologia Clínica pela Université de Provence - França (1997); Graduada em Psicologia (1994) e Serviço Social (1988) pela PUC Goiás. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - mestrado e doutorado - (2011-2012) e Assessora Especial de Trabalhos, Programas e Projetos, da Pró-Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis (2001-2002). Foi professora do Curso de Recursos Humanos da UNIABEU (2011-2014) e Coordenou o Curso de Psicologia (2014). Psicanalista com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, saúde mental e instituição, clínica ampliada, dispositivos de escuta, perversão, obesidade, desejo feminino. Membro do GT Psicanálise em Redes: teorias e práticas acadêmicas e profissionais da da ANPEPP. Participa de três grupos de pesquisa CNPq: Constituição da Subjetividade, Recalque Originário e Linguagem (PUC-Rio), Processos de Subjetivação, Clínica Ampliada e Sofrimento Psíquico (UFSC) e Psicoterapia, Psicopatologia, Epistemologia e Linguagem (UNB).
 
Prof. Dr. Pedro Humberto Faria Campos
Bolsista de produtividade do CNPq, Nível2. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998). Atualmente é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA e colaborador do Programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Goiás. Coordenou o GT de Representações Sociais da ANPEPP, de 2010 a 2014 e Ex-Secretário Geral da SBP. Tem experiência em projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei. Sua linha de pesquisa principal é o estudo das estruturas e dinâmicas das Representações Sociais, com especial enfoque no estudo das relações entre práticas sociais e representações, incluindo o estudo da mediação semiótica e dos processos de transformação das representações sociais. Temas atuais de estudo: práticas docentes, exclusão social, violência nas escolas, trânsito, HIV e globalização..
 
Profa. Dra. Tatiana Carvalho Assadi
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993). Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Membro do Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda do Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e bolsista Fapesp- 2009-2012. É pesquisadora do grupo Psicanálise e Filosofia: implicações clínicas- USP-SP na linha de pesquisa: Corporiedade em psicanálise: a psicossomática . Também é pesquisadora do Estudo comparativo internacional das marcas-corporais auto-infligidas à luz dos laços sociais contemporâneos: Função das tatuagens e escarificações na economia psíquica dos jovens adultos: gênese, relação com o corpo, solução subjetiva. PST-USP e Laboratoire de Psychopathologique et clinique psychanalytique.-Rennes II- Fr. Autora do livro: Vergonha. (2010). Coleção emoções. Organizador Christian Dunker. Revista Mente e Cérebro. São Paulo, LPM. Organizadora juntamente com Christian Dunker e Heloísa Ramirez do livro: A pele como litoral: fenômeno psicossomático e psicanálise. (2011). São Paulo, Editora Anna Blume. possui artigo neste livro e outros artigos científicos.
 
Prof. Dr. Carlos Mendes Rosa
Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra (2015). Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Investigador Convidado do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Bolsista de produtividade da UFT.
 
Prof. Dr. Filomena Guteerres Costa
Possui graduação em Psicologia pela Potifícia Universidade Católica de Goiás (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordenou o primeiro curso de Pós-Graduação em Saúde Mental na Unievangélica. É gestora do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no Município de Goiânia. Funcionária da Secretária Municipal de Saúde e auxilia na coordenação e estruturação da Rede de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa no Município de Goiânia. É pesquisadora pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa sobre Identidade, Gênero e Representações Sociais do Envelhecimento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social, envelhecimento, grupo focal, exclusão e instituição, educação, cultura, trânsito, políticas públicas e saúde mental.
 
Prof. Dr. Thyago do Vale Rosa
Graduado em Psicologia em PUC Goiás. Mestre pela PUC Goiás. Doutorando em Psicologia da PUC Goiás. Especialista em Psicopatologia Clínica pela UNIP. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. É assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC Goiás. Tem experiência em docência universitária e ministra aulas de Psicologia na Pós-graduação Lato Sensu. Tem interesse pelos temas: Gestão de Pessoas e Psicologia do Trabalho; Práticas de Cuidados e Atenção Psicossocial, Toxicomania, Redução de Danos, Psicologia Social, Saúde Mental e Políticas Públicas.
 
Profa. Mestre Maria Lucia Leal
Mestre em Psicologia Social (PUC GO, 2008), Graduada em Psicologia (UCG, 1996), graduada em Biblioteconomia (UFG,1986), Especialista em Especialista Dinâmica de Grupo (Consultoria e Gestão de Grupos SOBRAP) Marketing e Comunicação (Cambury/ECA/USP), Psicopatologia Clinica. Cursando especialização em Pathwork.  Formação em Coaching (SLAC e Master Coach Instituto Arline Davis)  Didata e  Coordenadora de cursos  da SOBRAP. Presidente do Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SOBRAP), Diretora  de projetos Associação Beneficente Aldeia dos Sonhos(OSCIP). Diretora do Cento de Educação Infantil Aldeia dos Sonhos. Atua como Psicoterapeuta e Consultora em gestão grupos e equipes.
 
Profa Mestre Luisa Rodriguez Sant’Ana
Psicanalista; Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidde Veiga de Almeida; Mestre em Teoria e Clinica Psicanalitica pela UERJ; membro da Escola de Psicanalise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), membro do Colegiado de Formações Clinicas do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro; Professora de Psicopatologia e Psicodiagnóstico do Curso de Psicologia da UNIABEU
 
Profa Esp. Daniela Gomes Barreto
Graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, RJ, em 2005. Cursou  Psicologia IBMR (1998-1999). Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade, entre 2010 a 2014. Professora da Pós-Graduação de Educação Física da Faculdade de Educação Física de Sorocaba. Fez Curso de Extensão em Alongamento e Flexibilidade na Universidade Gama Filho em 2008. Fez Pós-Graduação em Reestruturação Corporal Global - RCG (Ginástica Postural, na Universidade Gama Filho, em 2009. Credenciada do Método PEP (Programa de Educação Postural), tendo concluído o estágio profissional em 2010. Fez curso de Extensão Universitária em Liam Gongo - Exercícios Chineses, na Pós-Graduação da Universidade Gama Filho. Atualmente trabalha como personal trainer de adultos e idosos com diversas atividades, sobretudo em projetos visando a saúde destes.
 
Coordenação Acadêmica:
Profa. Dra. Denise Teles Freire Campos

 

Pré-Matrícula


Objetivo Geral:
Capacitar os profissionais farmacêuticos e nutricionistas quanto a nutrição, suplementação e acompanhamento da pessoa que é atleta profissional ou não, nos diferentes cenários da atual realidade: idosos, hipertensos, obesos entre outros; possibilitando seu enquadramento na prática do exercício físico. 


CARGA HORÁRIA
- 360 horas/aula (18 módulos/01 final de semana por mês)
 
 
 HORÁRIO DAS AULAS
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
 
 
FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
   - Depósito ou boleto Bancário  (Solicitar)
   - Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
   - No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 
 
DESCONTOS 
10% a cada amigo indicado.
 
 
ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
  
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.
 
 
PROGRAMA DO CURSO:
  1. Indrodução à Nutrição Esportiva e Suplementação Alimentar
  2. Bases Conceituais da farmacologia e fisiologia dos sistemas
  3. Biologia Celular, bioquímica e metabolismo dos micro e macro nutrientes
  4. Fisiologia do exercício aplicada à nutrição
  5. Avaliação nutricional
  6. Terapia nutricional e Suplementação
  7. Interações fármaco-nutrientes: abordagem farmacocinética
  8. Interações fármaco-nutrientes e nutriente-fitoterápicos: abordagem farmacodinâmica
  9. Toxicologia dos alimentos
  10. Prescrições de suplementos e alimentos funcionais
  11. Doping no esporte
  12. Nutrição aplicada à Modulação Hormonal e Estresse Oxidativo
  13. Recomendação nutricional e acompanhamento ao diabético
  14. Recomendação nutricional e acompanhamento ao hipertenso
  15. Recomendação nutricional e acompanhamento ao idoso
  16. Recomendação nutricional e acompanhamento ao obeso
  17. Suplementação aplicada às modalidades esportivas
  18. Psicologia aplicada ao esporte para adesão dietética

COPO DOCENTE

Pós-doutor Denis de Melo Soares

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado (2004) e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008). Fez pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas com estágio no Instituto de Fisiologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Justus Liebeg de Giessen-Alemanha (2009-2011). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e faz parte do quadro permanente de docentes do curso de pós-graduação em Farmácia da UFBA. Tem experiência na área de Farmácia e Medicina, com ênfase em Farmacologia da Inflamação, Sepse e Febre.
 
 
Pós-doutora Cátia Lira do Amaral

Farmacêutica-bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Toxicologia e doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP. Na pós-graduação investigou a interação gene-nutriente-medicamento. Aprofundou seus conhecimentos em Nutrigenômica da Obesidade atuando como pesquisadora visitante na Universidad de Navarra - Espanha. Realizou pós doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas - USP com ênfase em Epigenética da Obesidade. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo. Atua na área de toxicologia, genotoxicidade, interação gene-nutriente-medicamento, biologia molecular, epigenética, metilação do DNA, obesidade e ácidos graxos ômega-3.
 
 
Mestre Mariana Palma Guimarães

Possui graduação em nutrição pela Universidade Estadual Paulista/ UNESP (2008), Aprimoramento profissional em Especialização em Nutrição pelo HCRP (2009), Especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de Educação FÍsica e Esportes -USP/SP (2012) e mestrado em Ciências Médicas pelo departamento de Clínica Medica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP/RP (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: gasto energético, avaliação nutricional, composição corporal, adiposidade, HIV.
 
 
Pós-doutora Ana Leonor Pardo Campos Godoy

Professora Adjunto de Toxicologia e Análise Toxicológica na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, com pós-doc em Farmacologia Clínica com ênfase em farmacocinética no Programa de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, pela Universidade de São Paulo (2010 - 2012). Doutora em Ciências - área Toxicologia (2006/2009) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Rib. Preto da Universidade de São Paulo em farmacocinética de fármacos quirais, com doutorado Sanduíche - Ünivesitat Ulm, Ulm (Alemanha) com com abordagem em farmacologia e farmacogenética (2008-09). Mestre em Toxicologia (2004-2006) e graduada em Farmacia-Bioquímica modalidade Fármaco e Medicamento,ambas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Rib. Preto da Universidade de São Paulo (2003). Experiência na área de Farmacologia Clínica/Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas:farmacologia clínica, toxicologia, toxicologia analítica, farmacocinética,doenças auto imunes, fármacos quirais em modelo experimental e pesquisa clínica.
 
 
Doutor Bruno José Dumet Fernandes

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (2001). Doutor em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) em 2008. Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da UFBA, na área de Toxicologia. Experiência na área de farmacocinética, farmacocinética enantiosseletiva, farmacogenética e metabolismo de fármacos e medicamentos. Atua principalmente na avaliação da exposição ao risco tóxico, realizando consultorias e emissão de parecer na área da Toxicologia Ocupacional e no emprego de softwares farmacocinéticos para o controle terapêutico e ajuste de dosagens e segurança terapêutica. Atua, também, na área da Farmacologia Clínica.
 
 
Moisés Leal Feitosa Campos

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2000) e pós graduação em Atividade Física e Saúde, pela faculdade de educação física da UFBA (2002). Atualmente é professor titular do curso de pós graduação em nutrição esportiva pelo iPGS e nutricionista e sócio da SportMed - Clínica de Nutrição, Fisioterapia e Medicina do Esporte. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina do esporte e nutrição.
 
 
Mestre Thiago Marsolla
 
 
Doutora Estela Behiling 

 

Pré-Matrícula


 
OBJETIVO GERAL
Oferecer à sua clientela uma visão integral, coerente e científica da psicopatologia como campo de intervenção e de pesquisa. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Permitir ao aluno estabelecer um campo de diálogo entre a Psicofarmacologia, a Psiquiatria e a Psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, a partir da história da psicopatologia e de sua contemporaneidade;
Possibilitar ao aluno um conhecimento aprofundado no campo da psicopatologia, fundado na pesquisa científica, sobretudo na própria prática clínica, oferecendo um ensino com forte ênfase na prática psicoterápica e nas dificuldades encontradas no processo clínico;
Atender à necessidade de profissionais da psicologia clínica de atualização quanto às manifestações patológicas contemporâneas, sua nosografia, suas respectivas possibilidades de intervenção psicoterápica, com destaque particular para os temas: depressão, pânico, distúrbios infantis, obesidade, manifestações perversas e toxicomania;
Possibilitar a capacitação básica para a investigação científica no campo da psicopatologia, tanto na dimensão teórica-conceitual quanto na dimensão da pesquisa empírica, através dos estudos de caso de atendimento/sessões clínicas. 


PROGRAMA:

1.     Modernidade e Subjetividade
2.     Psicopatologia e Linguagem na Prática Clínica
3.     Introdução ao DSM-V e ao CID 10
4.     Seminários Clínicos I
5.     Estruturas Clínicas Básicas: Neurose, psicose e perversão
6.     Clínica dos Estados Narcísicos: paixão, luto, melancolia e depressão
7.     Neuropsicofarmacologia
8.     Síndromes Contemporâneas na Clínica I
9.     Seminários Clínicos II
10.  Metodologia de Pesquisa Clínica
11.  Psicopatologia Fundamental
12.  Seminários Clínicos III
13.  Seminário de Orientação Clínica I
14.  Síndromes Contemporâneas na Clínica II
15.  Seminários Clínicos IV
16.  Clínica dos Estados Psicóticos em Instituição
17.  Psicopatologia Fenomenológica
18.  Seminário de Orientação Clínica II
19.   Orientação Final 
 
 
CORPO DOCENTE: 
 
Denise Teles Freire Campos (Coordenadora da Pós-graduação) - CRP 09/2622

Pós-doutoranda pela PUC-RJ. Possui doutorado em Psicopatologia pela Université de Provence - França (2002); Mestrado em Psicopatologia Clínica pela Université de Provence - França (1997); Graduada em Psicologia (1994) e Serviço Social (1988) pela PUC Goiás. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - mestrado e doutorado - (2011-2012) e Assessora Especial de Trabalhos, Programas e Projetos, da Pró-Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis (2001-2002). É professora substituta da UERJ. Psicanalista com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, saúde mental e instituição, clínica ampliada, dispositivos de escuta, perversão, obesidade, desejo feminino. Membro do GT Psicopatologia e Psicanálise da ANPEPP. Participa de três grupos de pesquisa CNPq: Constituição da Subjetividade, Recalque Originário e Linguagem (PUC-Rio), Processos de Subjetivação, Clínica Ampliada e Sofrimento Psíquico (UFSC) e Psicoterapia, Psicopatologia, Epistemologia e Linguagem (UNB).
 
Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373
Bolsista de produtividade do CNPq, Nível2. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998). Atualmente é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA e colaborador do Programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Goiás. Coordenou o GT de Representações Sociais da ANPEPP, de 2010 a 2014 e Ex-Secretário Geral da SBP. Tem experiência em projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei. Sua linha de pesquisa principal é o estudo das estruturas e dinâmicas das Representações Sociais, com especial enfoque no estudo das relações entre práticas sociais e representações, incluindo o estudo da mediação semiótica e dos processos de transformação das representações sociais. Temas atuais de estudo: práticas docentes, exclusão social, violência nas escolas, trânsito, HIV e globalização.
 
Maria Virgínia Filomena Cremasco - CRP 08/16007
Professora Associado I do Departamento e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná desde 2002. Gerente da Unidade de Projetos de Extensão da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Aperfeiçoamento (CNPq) em sexualidade feminina (1992) e sexualidade masculina (1993) pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado no Centre dEtudes en Psychopathologie et Psychanalyse na Université Paris VII (2009-2010). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Tem experiência na área de traumatismos psíquicos e psicopatologia psicanalítica, focalizando a clínica e o sofrimento humano. Atualmente desenvolve pesquisas sobre o luto, drogadicções, transtornos alimentares e clínica borderline.
 
Tatiana Carvalho Assadi - CRP 06/43649-1
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993). Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Membro do Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda do Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e bolsista Fapesp- 2009-2012. É pesquisadora do grupo Psicanálise e Filosofia: implicações clínicas- USP-SP na linha de pesquisa: Corporiedade em psicanálise: a psicossomática . Também é pesquisadora do Estudo comparativo internacional das marcas-corporais auto-infligidas à luz dos laços sociais contemporâneos: Função das tatuagens e escarificações na economia psíquica dos jovens adultos: gênese, relação com o corpo , solução subjetiva. PST-USP e Laboratoire de Psychopathologique et clinique psychanalytique.-Rennes II- Fr. Autora do livro: Vergonha. (2010). Coleção emoções. Organizador Christian Dunker. Revista Mente e Cérebro. São Paulo, LPM. Organizadora juntamente com Christian Dunker e Heloísa Ramirez do livro: A pele como litoral: fenômeno psicossomático e psicanálise. (2011). São Paulo, Editora Anna Blume. possui artigo neste livro e outros artigos científicos.
 
Henrique Figueiredo Carneiro - CRP 11/0374
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Ciencias de La Religión - Universidad Pontificia Comillas Madrid (1995) e doutorado em Psicologia - Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos - pela Universidad Pontificia Comillas Madrid (1997). Estágio Sênior (pos-doc) no CNRS - CERMES3/ CESAMES - Université Paris V - Sorbonne (2010-2011). Professor Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR período 1987-2012. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco 2012-Atual.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, dietética, subjetividade, mal-estar, laço social, saúde, violência e sujeito. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Pesquisador da ANPEPP - GT Psicopatologia e Psicanálise (até maio de 2014). Membro fundador da AUPPF. Editor da Revista Mal-estar e Subjetividade (2000-2011). Autor dos livros: AIDS A nova desrazão da humanidade (Ed. Escuta, 2000), Que Narciso é esse? (Livro eletrônico CNPq, 2007- http://www.cnpq.br/documents/10157/ae2e400a-ab13-4411-acdf-b21fd43b189e, A Soberania da clínica na psicopatologia do citidiano - Org. - (Ed. Garamond, 2009), O Erotismo e o Paraíso (Ed. As Musas, 2010) e Culpa, Sacrifício e Supereu na Obra de Marta Gerez Ambertín - Org. - (Ed. As Musas, 2014). Orienta monografias dissertações e teses.
 
Marcelo Duarte Porto - CRP 01/7976
Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília(UCB). Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Professor concursado na Universidade Estadual de Goias desde 2004. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Professor convidado na Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Também tem experiência na elaboração de Projetos Pedagógicos para cursos de graduação. É autor dos seguintes livros: "Educação Inclusiva: concepções e práticas na perspectiva de professores" ; "Psicanálise: da sexualidade à vida social" ;" Prevenção ao fenômeno Bullyig: um estudo com grupos focais sobre o papel social do professor"; "Da Canalhice à Redenção: Nelson Rodrigues e o Supereu Brasileiro". "Metodologia Científica Descomplicada: pesquisa e prática para iniciantes". Implementou e coordenou o curso de Psicologia nas Faculdades IESGO.
 
Leonardo de Souza Lima Ventura - CRM 10690
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) , mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2008) e residência-medica pela Hospital São Vicente de Paulo (2001) . Atualmente é Médico-Psiquiatria da Hospital São Vicente de Paulo e Diretor Técnico da Envolver - Instituto Transdisciplinar em Saúde Emocional. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, Psicose, Referência, Referenciação, Estamira e Esquizofrenia.
 
Adriano Furtado Holanda - CRP 01/03795
Graduado em Psicologia (1987), com Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Professor Adjunto e Orientador de Mestrado da Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe da revista "Phenomenological Studies- Revista da Abordagem Gestaltica" e "Interaçao em Psicologia" (UFPR), Membro Colaborador do Circulo Latino Americano de Fenomenologia e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Fenomenologica. Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho "Psicologia & Fenomenologia" na ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Epistemologia da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapia, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica e Psicoterapia, Processos de Saúde/Doença e Psicopatologia.
 
Thyago do Vale Rosa - CRP 09/004928
Atua como psicólogo no Hospital das Forças Armadas - HFA; Doutorando em Psicologia pela PUC Goiás (foi bolsista da CAPES); Especialista em Psicopatologia Clínica; Psicólogo e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC Goiás (cursados com bolsa do CNPq). Atualmente Desenvolve uma pesquisa de Doutorado em Psicologia no Cento de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPSad. Foi Coordenador da Clínica-Escola Vida e atuou como Coordenador da Área Clínica do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológicas - CEPSI. Tem experiência em docência universitária e ministra aulas de Psicologia na Pós-graduação Lato Sensu e na graduação. Atualmente se ocupa com os temas: Práticas de Cuidados e Atenção Psicossocial, Toxicomania, Redução de Danos, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Saúde Mental e Políticas Públicas.
 
Carlos Mendes Rosa - CRP 09/5655
Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e pela Universidade de Coimbra (2015). Com Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio.
 

CARGA HORÁRIA
- 380 horas/aula (19 módulos/01 final de semana por mês)
  

 HORÁRIO DAS AULAS
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
  

FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
   - Depósito ou boleto Bancário  (Solicitar)
   - Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
   - No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
  

DESCONTOS 
10% a cada amigo indicado.
 
 
ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
   

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.

Pré-Matrícula



ESPECIALIZACÃO EM PSICOTERAPIA PSICANALITICA
 
 
Coordenação: Profa. Dra. Denise Teles Freire Campos
 
 
OBJETIVOS
  • Oferecer à seu público uma visão integral, coerente e científica da psicoterapia psicanalítica como campo de intervenção e de pesquisa. Possibilitar ao aluno um conhecimento aprofundado deste campo, através do contato com autores psicanalíticos clássicos e contemporâneos, com forte ênfase na prática psicoterápica e nas dificuldades encontradas no processo clínico.
  • Atender à necessidade de profissionais da psicologia clínica de atualização quanto às manifestações patológicas contemporâneas, sua nosografia, suas respectivas possibilidades de intervenção psicoterápica, com destaque particular para psicanálise infantil e adolescente, psicoterapia de grupo, atuação psicanalítica em instituições sociais, clínica dos estados narcísicos e das afecções psíquicas que envolvem o corpo.
  • Possibilitar a capacitação básica para a investigação científica no campo da psicopatologia, tanto na dimensão teórica-conceitual quanto na dimensão da pesquisa empírica, através dos estudos de caso de atendimento/sessões clínicas.
 
CARGA HORÁRIA
- 360 horas/aula (19 módulos/01 final de semana por mês)
 

HORÁRIO DAS AULAS
- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h
 
 
FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA
- Depósito ou Boleto Bancário (Solicitar)
- Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
- No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 

 ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
  
 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.
  
CORPO DOCENTE
 
Arthur Figer

Arthur Figer é psicólogo clínico e psicanalista, membro-participante da Escola de Psicanálise Letra Freudiana (ELF-RJ). Possui mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, dentro da linha de pesquisa Psicanálise: clínica e cultura. Arthur possui também graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ. Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: psicanálise, metapsicologia, clínica e cultura, e nos temas do gozo, do desejo, e da angústia. Atende em consultório particular no centro do Rio de Janeiro
 
 
Denise Teles Freire Campos (Coordenadora da Pós-graduação)
Pós-doutoranda pela PUC-RJ. Possui doutorado em Psicopatologia pela Université de Provence - França (2002); Mestrado em Psicopatologia Clínica pela Université de Provence - França (1997); Graduada em Psicologia (1994) e Serviço Social (1988) pela PUC Goiás. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - mestrado e doutorado - (2011-2012) e Assessora Especial de Trabalhos, Programas e Projetos, da Pró-Reitoria Para Assuntos Comunitários e Estudantis (2001-2002). É professora substituta da UERJ. Psicanalista com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, saúde mental e instituição, clínica ampliada, dispositivos de escuta, perversão, obesidade, desejo feminino. Membro do GT Psicopatologia e Psicanálise da ANPEPP. Participa de três grupos de pesquisa CNPq: Constituição da Subjetividade, Recalque Originário e Linguagem (PUC-Rio), Processos de Subjetivação, Clínica Ampliada e Sofrimento Psíquico (UFSC) e Psicoterapia, Psicopatologia, Epistemologia e Linguagem (UNB).
 
 
Marcelo Porto
Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília(UCB). Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999), Mestre (2002) e Doutor (2008) em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Professor concursado na Universidade Estadual de Goias desde 2004. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Professor convidado na Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Também tem experiência na elaboração de Projetos Pedagógicos para cursos de graduação. É autor dos seguintes livros: Educação Inclusiva: concepções e práticas na perspectiva de professores; Psicanálise: da sexualidade à vida social; Prevenção ao fenômeno Bullyig: um estudo com grupos focais sobre o papel social do professor; Da Canalhice à Redenção: Nelson Rodrigues e o Supereu Brasileiro; Metodologia Científica Descomplicada: pesquisa e prática para iniciantes; Implementou e coordenou o curso de Psicologia nas Faculdades IESGO.
 
 
Pedro Humberto Faria Campos
Bolsista de produtividade do CNPq, Nível2. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998). Atualmente é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA e colaborador do Programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Goiás. Coordenou o GT de Representações Sociais da ANPEPP, de 2010 a 2014 e Ex-Secretário Geral da SBP. Tem experiência em projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei. Sua linha de pesquisa principal é o estudo das estruturas e dinâmicas das Representações Sociais, com especial enfoque no estudo das relações entre práticas sociais e representações, incluindo o estudo da mediação semiótica e dos processos de transformação das representações sociais. Temas atuais de estudo: práticas docentes, exclusão social, violência nas escolas, trânsito, HIV e globalização.
 
 
Tatiana Carvalho Assadi
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993). Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000). Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Membro do Fórum do Campo Lacaniano - São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda do Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo e bolsista Fapesp- 2009-2012. É pesquisadora do grupo Psicanálise e Filosofia: implicações clínicas- USP-SP na linha de pesquisa: Corporiedade em psicanálise: a psicossomática . Também é pesquisadora do Estudo comparativo internacional das marcas-corporais auto-infligidas à luz dos laços sociais contemporâneos: Função das tatuagens e escarificações na economia psíquica dos jovens adultos: gênese, relação com o corpo , solução subjetiva. PST-USP e Laboratoire de Psychopathologique et clinique psychanalytique.-Rennes II- Fr. Autora do livro: Vergonha. (2010). Coleção emoções. Organizador Christian Dunker. Revista Mente e Cérebro. São Paulo, LPM. Organizadora juntamente com Christian Dunker e Heloísa Ramirez do livro: A pele como litoral: fenômeno psicossomático e psicanálise. (2011). São Paulo, Editora Anna Blume. possui artigo neste livro e outros artigos científicos.
 
 
Henrique Carneiro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Ciencias de La Religión - Universidad Pontificia Comillas Madrid (1995) e doutorado em Psicologia - Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos - pela Universidad Pontificia Comillas Madrid (1997). Estágio Sênior (pos-doc) no CNRS - CERMES3/ CESAMES - Université Paris V - Sorbonne (2010-2011). Professor Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR período 1987-2012. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco 2012-Atual.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, dietética, subjetividade, mal-estar, laço social, saúde, violência e sujeito. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Pesquisador da ANPEPP - GT Psicopatologia e Psicanálise (até maio de 2014). Membro fundador da AUPPF. Editor da Revista Mal-estar e Subjetividade (2000-2011). Autor dos livros: AIDS A nova desrazão da humanidade (Ed. Escuta, 2000), Que Narciso é esse? (Livro eletrônico CNPq, 2007- http://www.cnpq.br/documents/10157/ae2e400a-ab13-4411-acdf-b21fd43b189e, A Soberania da clínica na psicopatologia do citidiano - Org. - (Ed. Garamond, 2009), O Erotismo e o Paraíso (Ed. As Musas, 2010) e Culpa, Sacrifício e Supereu na Obra de Marta Gerez Ambertín - Org. - (Ed. As Musas, 2014). Orienta monografias dissertações e teses.
 

Francisco Martins
Professor na Universidade de Brasília. É médico psiquiatra, psicólogo, psicanalista. Fez doutorado na Université Catholique de Louvain (1986) e coordena o Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise da Universidade de Brasília. É autor de O nome próprio e o Complexo de Édipo (Edunb) e Psicopathologia II Semiologia Clínica (Coleção Psicopathologia). Outros trabalhos e pesquisas podem ser encontrados no Curriculum Vitae Lattes do CNPq.
 
Daniele Wanderley
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Pós-graduação em Psicopatologia do bebê ( Universidade Paris XIII) e Psiquiatria da criança( Universidade Paris V) Atualmente é Coordena do NIIP - Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, Diretora da Coleção de Livros: De Calças Curtas e Organizadora de diversos volumes na área da primeira infância.Atua em Clínica e, Hospital além de prestar consultoria a escolas.
 
Carlos Mendes Rosa
Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e pela Universidade de Coimbra (2015). Com Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio.

 
PROGRAMA DO CURSO:
 
1 - O Desenvolvimento Histórico do Modelo Clínico
2 - O Desenvolvimento Psicossexual em Freud I
3 - O Desenvolvimento Psicossexual em Freud II
4 - Metapsicologia Freudiana I
5 - Metapsicologia Freudiana II
6 - Psicanálise e Psicodiagnóstico
7 - Psicopatologia Fundamental e Contemporaneidade
8 - Os Casos Clínicos e a “Técnica” Freudiana
9 - Clínica dos Estados Narcísicos
10 - Seminário Clínico I
11 - Seminário Clínico II
12 - Seminário Clínico III
13 - Prática Clínica em Psicanálise Infantil
14 - Clínica do Corpo em Sofrimento
15 - Prática Psicanalítica com grupos
16 - Subjetividade e Práticas Sociais em Psicanálise
17 - Seminário de Orientação de TCC I
18 - Seminário de Orientação de TCC II
19 – Metodologia do Trabalho Científico
 

Pré-Matrícula



A Pós Graduação em Psicoterapia Clínica surge como um recurso a mais para o tratamento dos distúrbios neuróticos, psicóticos e problemas de ordem emocional decorrentes de tantas dificuldades que emergem como resultado das transformações sociais e econômicas do mundo globalizado. Especialmente no momento atual, quando as políticas de saúde mental ganham um novo discurso.

OBJETIVOS DO CURSO:

O objetivo do curso é oferecer uma ampla e sólida formação voltada para a prática da psicoterapia. Para isto, adota-se uma visão integrada entre ensino teórico e prático; promovendo a atualização quanto às manifestações patológicas contemporâneas, suas respectivas possibilidades de intervenção psicoterápica, com destaque para os temas: clínica dos estados narcísicos, depressão, distúrbios infantis, transtornos associados à adolescência, transtornos alimentares. A proposta do curso promove o contato com várias abordagens e o aprendizado de cários modelos e técnicas de intervenção psicoterápica.

PROGRAMA DO CURSO

1. O Desenvolvimento Histórico do Modelo Clínico 
2. Fundamentos da Prática Psicoterápica 
3. O Desenvolvimento Psicossexual em Freud 
4. Psicodiagnóstico 
5. Estruturas Clínicas Básicas: neurose, psicose e Perversão 
6. Clínica dos estados psicóticos em instituição 
7. Clínica dos Estados Narcísicos: paixão, luto, melancolia e depressão 
8. Clínica dos transtornos alimentares 
10. Trabalho Clínico com Grupos 
11. Prática Clínica em Psicoterapia Infantil 
12. Prática Clínica e Gestalt Terapia 
13. Psicoterapia Fenomenológica 
14. Psicopatologia Fundamental e Contemporaneidade 
15. Seminário Clínico I 
16. Seminário Clínico II 
17. Seminário Clínico III 
18. Metodologia de Pesquisa Clínica 
19. Seminários de Orientação

CORPO DOCENTE

Dra. Denise Teles Freire Campos - CRP 09/2622

•    Possui doutorado em Psicopatologia pela Université de Provence - França (2002).
•    Mestrado em Psicopatologia Clínica pela Université de Provence - França (1997).
•    Atualmente é professora adjunto da PUC-Goiás, e profissional liberal - Consultório Privado.
 

Dr. Adriano Furtado Holanda - CRP 01/03795 

•    Possui doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002).
•    Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993).
•    Atualmente exerce a função de Chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.
 

Dr. Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373

•    Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998).
•    Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995).
•    Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. Atual Coordenador do GT de Representações Sociais da ANPEPP e Secretário Geral da SBP.
 

Dr. Rodolfo Petrelli - CRP 09/239

•    Possui doutorado em Psicologia pela Universitá Pontíficia Salesiana Roma (1989).
•    Especialização em Terapia Della Psco Motricitá pela Università degli studi di Roma Ter (1979).
•    Mestrado em Psicologia pela Universitá Pontíficia Salesiana Roma (1973).
 

 Dra. Joyce Marly Gonçalves Freire - CRP 06/13125

•    Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP - (2004).
•    Área de concentração em Saúde Mental, e pós-doutoramento pela mesma universidade (2007).
•      Especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise (1988).
 

Dra. Tatiana Carvalho Assadi - CRP 06- 43649-1

•    Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007).
•    Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000).
•    Atualmente é pesquisadora do grupo Psicanálise e Filosofia: implicações clínicas- USP-SP na linha de pesquisa: Corporiedade em psicanálise: a psicossomática . Também é pesquisadora do Estudo comparativo internacional das marcas-corporais auto-infligidas à luz dos laços sociais contemporâneos.
 

 Ms. Danilo Suassuna - CRP 09/3697

•    Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008).
•    Autor do livro "Histórias da Gestalt-Terapia - Um Estudo Historiográfico".
•    Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, da Faculdade Latino Americana e do Curso Introdutório do ITGT-GO.
 

Ms. Maria Lúcia Leal - CRP 09/1952

•    Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001)
•    Pós-Doutorado pelo Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal.
•    Sócia - Fundadora do Laboratório de Políticas Sociais e Atendimento às pessoas em situação de Vulnerabilidades - LASSOS/SER/UnB - 2007.
 

 Ms. Thyago do Vale Rosa - CRP 09/004928

•    Mestre em Psicologia pela Ucg.
•    Publicou 03 artigos em períodicos científicos.Possui 22 trabalhos em anais de eventos e 19 itens de produção Técnica.
•    Atuou como coordenador da clínica-escola vida PUC-GO
 

 Esp. Carlos Mendes Rosa - CRP 09/5655

•    pós-graduação em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007).
•    Membro do Laboratório de Psicanálise e Pesquisa orientado pela Profª Drª Denise Teles Freire Campos.
•    Desenvolve atividades em Saúde Mental: grupos terapêuticos, diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento de pacientes.
 

 CARGA HORÁRIA

- 360 horas/aula (18 módulos/01 final de semana por mês)
 

 HORÁRIO DAS AULAS

- Sexta-feira: 18h às 22h
- Sábado: 08h às 12h - 14h às 18h
- Domingo: 08h às 12h

HORÁRIO DAS AULAS RIO DE JANEIRO
- Sexta-feira: 16h às 22h
- Sábado: 09h às 17h
 

 FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:

     Depósito Bancário (Solicitar)
     Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
     Na própria Instituição – CPG (Segue abaixo o endereço).
  

DESCONTOS

10% para os primeiros inscritos + 10% para cada amigo indicado.
 

ENDEREÇO DO CPG – CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO:

 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)

 RIO DE JANEIRO: Centro do Rio de Janeiro.
 Tel: 21 99354 9033

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO 

1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.

Pré-Matrícula



Palestrante
 
Prof. J. Marcio Vasconcellos
Eng. Naval, M.Sc, D.Sc

Graduado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981, Mestre em Ciências pela COPPE / UFRJ em 1985, Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE / UFRJ em 1994 e pela University of Strathclyde (Escócia – Doutorado conjunto). Professor visitante na University of New Orleans (1995-1997). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Janeiro desde 1983. Coordenador de cinco cursos diferentes de pós-graduação lato-sensu (40 turmas entre 2000-2016). Coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico através da Fundação COPPETEC. Publicou mais de 80 trabalhos em congressos nacionais e internacionais e 10 artigos em revistas internacionais. Orientou 12 teses de mestrado e 6 de doutorado. Experiência na condução de projetos na área Naval e de petróleo e gás, catamarãs de alta velocidade, projeto de plataformas do tipo FPSO e semisubmersiveis, sistemas de evacuação e abandono e técnicas de otimização.


OBJETIVO
  • Pensar de forma critica os problemas de engenharia, aplicar métodos científicos para tomada de decisão, técnicas para resolver problemas, entender a diferença entre analise e projeto, noções de otimização e incerteza, controlar projetos com alto índice de risco. Estes são os principais elementos abordados neste curso com 20 horas, de atividades  praticas que visam apresentar aos participantes a importância destes temas em todas as áreas da engenharia e também em outros campos do conhecimento;
  • Estudos de casos simples e vídeos são mostrados e discutidos para exemplificar a aplicação dos conceitos apresentados neste curto espaço de tempo;
  • O curso visa despertar em estudantes, técnicos e profissionais das diversas áreas de engenharia o interesse pelos temas que levam a melhorar a tomada de decisão e a criação e condução de projetos complexos e inovadores.
 
PUBLICO ALVO
 
Estudantes, técnicos e profissionais das diversas áreas de engenharia.
 
 
CARGA HORARIA
 
20 horas
 

Conteúdo Programático (20 horas)
 
1 – Teoria de Decisão e seus aspectos práticos para a engenharia
2 – Técnicas para Solução de Problemas
3 – Apresentação da diferença entre Analise e Projeto de Engenharia
4 – Projeto de Engenharia e suas Fases
5 – Otimização em Projetos (Princípios, Técnicas e Aplicações
6 – Risco e Incerteza (Principio, Técnicas e Aplicações usando @Risk)
7 – Controle de Projetos (Elementos, Forma de Atuar e Estudo de Caso – Project)
 
 

Pré-Matrícula

Objetivo Geral:
  • O curso de gestão de farmácias e drogarias tem como objetivo qualificar empresários, profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácias, que atuam ou pretendem atuar no comércio varejista de medicamentos, a partir do desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades teórico-práticas que permitam a rentabilidade do negócio, o controle dos custos, e o cumprimento das exigências fiscalizatórias.
 
Objetivos específicos:
  • Mostrar aos participantes as principais ferramentas de administração de farmácias e drogarias e sua importância na diferenciação e manutenção da empresa no mercado.
  • Possibilitar conhecimento para elaboração de plano de negócio;
  • Conhecimento para auxílio na produção do projeto arquitetônico do estabelecimento;
  • Montar um planejamento estratégico de diferenciação de serviços e produtos;
  • Gerir adequadamente as finanças e estoques da farmácia;
  • Orientação para uma gestão de custos eficiente;
  • Possibilitar conhecimento para elaboração de procedimentos, de acordo com processos existentes;
  • Transmitir diretrizes regulatórias, aplicadas ao negócio e em interseção com a lucratividade;
  • Trabalhar com uma parceria melhor com os laboratórios farmacêuticos;
  • Conhecimento em gestão de pessoas: melhorar a motivação e produtividade dos funcionários;
  • Gerenciamento ideal para as obrigações tributárias;
  • Criar ferramentas de fidelização de clientes, adicionadas com práticas de sustentabilidade;
  • Adequação à logística farmacêutica de produtos;
  • Noções de marketing, merchandising e “layoutização” na farmácia e drogaria.
 
      Justificativa (Por que se tornar especialista em Gestão de Farmácia e Drogarias?):
  • Atualmente verificamos que a maioria das farmácias passa por problemas gerenciais importantes e buscam a todo o momento ferramentas que a diferenciem dentro de um mercado altamente competitivo. A administração eficiente das farmácias comunitárias, assim como em outras empresas, é fator determinante para a sobrevivência e o futuro da organização, cabendo aos gestores, assim, as funções típicas dos administradores, em especial as de planejar, organizar, dirigir e controlar.
 
Infelizmente, a dificuldade em possuir a visão estratégica que contemple a prestação de novos serviços faz com que muitas drogarias estabeleçam como único diferencial o preço final de seus produtos, dificultando a fidelização dos clientes e reduzindo drasticamente suas margens. Para nortear decisões e ações, deve o consumidor ser o centro de todo o processo, além da compreensão do papel estratégico das farmácias na disponibilização integrada de produtos e serviços à promoção, prevenção, cura e reabilitação de saúde. Porém, para que sejam possíveis níveis de lucratividade e retorno sobre o investimento no competitivo setor farmacêutico, é necessário, por parte dos profissionais, o desenvolvimento de novas competências, habilidades e flexibilidade. Estas deverão considerar as ações reguladoras dos órgãos fiscalizadores.  
 
Considerando este cenário, o MBA Gestão de Farmácias e Drogarias representa um diferencial importante para os donos ou gestores que pretendem fazer sua farmácia crescer e se diferenciar de forma sustentável, através de uma formação completa na área.
 
O curso visa habilitar e capacitar os proprietários de farmácia, gestores e profissionais farmacêuticos pertencentes ao segmento varejista farmacêutico, mostrando as principais ferramentas de administração de farmácias e drogarias alinhadas as determinações reguladoras deste comércio e visando o crescimento e a manutenção da empresa no mercado.
 
 
Público alvo:
  • Farmacêuticos, proprietários de farmácia e drogarias e gestores de farmácias e drogarias.
 
 
Estrutura do curso/conteúdo programático:
 
  1. Gestão financeira de farmácias e drogarias
  2. Empreendedorismo em plano de negócios para farmácias e drogarias
  3. Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
  4. Psicologia do consumo e atendimento ao cliente
  5. Metodologia Científica 1 (CH: 10h)
  6. Atualizações do mercado farmacêutico
  7. Definição do mix de produtos e serviços
  8. Marketing varejista farmacêutico
  9. Negociações com fornecedores e prestadores de serviço
  10. Metodologia Científica 2 (CH: 10h)
  11. Logística farmacêutica
  12. Formação do preço de venda de produtos e serviços
  13. Assuntos regulatórios aplicados à farmácias e drogarias I
  14. Assuntos regulatórios aplicados à farmácias e drogarias II
  15. Metodologia Científica 3 (CH: 10h)
  16. Gerenciamento de resíduos e práticas de sustentabilidade
  17. Planejamento e execução da atenção farmacêutica
  18. Controle de estoque em farmácias e drogarias
  19. Propaganda e publicidade de medicamentos
  20. Controle de qualidade em farmácias e drogarias
  21. Visita técnica em farmácia e drogaria - noções gerais
  22. Metodologia Científica 4 (CH: 10h)
 
Carga horária
  • Sala de aula: 340 horas
  • Atividades Práticas: 20 horas
  • Atividades individuais e TCC: 40 horas
Carga Horária Total: 400 horas
 

Horários de aulas:

1 final de semana por mês
  • Sexta-feira – 18h às 22h
  • Sábado      – 8h às 12h e 14 às 18h
  • Domingo    – 8h às 12h
* A disciplina Metodologia científica será realizada aos sábados com carga horária de 10h. Haverá, portanto, 4 meses que terão 2 encontros no mês.

 
 HORÁRIO DAS AULAS RIO DE JANEIRO
- Sexta-feira: 16h às 22h
- Sábado: 09h às 17h

Corpo docente:
 
Coordenador: Lavoisier Diniz Cipriano de Sousa
Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atuou como Gerente Farmacêutico no Walmart Brasil (Farmácia Bompreço) entre 2008-2011. Atualmente é consultor em vigilância sanitária e coordenador do setor regulatórios da plataforma Sant'ana Brasil Pharma SA; É palestrante, apresentando temas como: regularização sanitária obrigatória à farmácias, drogarias, indústrias e distribuidores; Táticas de vendas em farmácias/ drogarias; Implementação de serviços farmacêuticos em drogarias; etc. Especialista em vigilância sanitária pela Faculdade São Camilo-BA
 

Docentes:
 
Giovanna Dimitrov
Formada pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP – 1992) possui mais de 19 anos de formada e vivência na área farmacêutica, onde o curso de Farmácia foi o primeiro passo para sua carreira. Especialista em homeopatia, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (São Paulo/SP – 1995)
 
Cursos como: Marketing, Merchandising aplicado, Layout, Neurolinguística, Homeopatia, Didática e cursos em Houston (USA), Miami, Ohio, Buenos Aires e Canton (China) fazem parte do seu currículo. Foi responsável pelo treinamento Técnico da Rede Droga Raia, atuando como consultora durante 6 anos. Atualmente atende 15 estados e realiza palestras e consultoria para redes de farmácias e drogarias e para a Assifarma (Associação de Redes Independentes de Farmácias & Drogarias) no desenvolvimento de Marcas Próprias. Realiza serviços para Laboratórios Farmacêuticos (Aché, Medley, Biosintética, E.M.S., Neoquímica, Boehringer), palestras para distribuidoras de medicamentos e HPC (Martins e Santa Cruz), palestras pela Consulfarma, escreve artigos para a revista Kairos, Âmbito Farmacêutico e DEG e coordena a parte farmacêutica do site WWW.torrentonline.com.br do laboratório Torrent do Brasil Ltda.
 
Especializações: Treinamentos, Consultorias para implantação de farmácias e drogarias, Implantação de Áreas técnica de regulatório, Desenvolvimento de Marca Própria, Implantação de Serviços Farmacêuticos. Proprietária da empresa de consultoria e assessoria farmacêutica MARCAD.
 
José Jorge Silva Junior
Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão, Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia - SINDIFARMA, Presidente da Associação de Farmacêuticos de Feira de Santana - AFAFS, Responsável pela Assistência Farmacêutica do Programa de Tuberculose no Município de Feira de Santana, Professor Substituto na Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB, Professor do curso de Farmácia da Faculdade Maria Milza - FAMAM. Membro da comissão do Farmacêutico Empreendedor do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-Ba).
 
Juliano Rodrigo Guerreiro
Juliano Rodrigo Guerreiro é formado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutor em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2009). Desenvolve o pós-doutorado com ênfase em Bioquímica de Plantas pela ESALQ/USP (2009-2012).
 
Atualmente é coordenador do curso de Farmácia (desde 2008) e professor titular da Universidade Paulista (desde 2009), tendo sido professor auxiliar da mesma universidade de 2005 a 2009. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Fisiologia e Química, além de gerenciamento de drogarias, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Biomoléculas, Bioquímica Estrutural, Metabólica e Clínica, Bioquímica e Fisiologia de Plantas, Interação Ligante- Receptor e Venenos Animais. É autor e coautor de 14 artigos científicos sobre Venenos Animais, Fisiologia e Bioquímica, além de três patentes, um capítulo de livro e um livro de Economia e Gestão Farmacêutica.
 
Edimar Caetité Junior
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia(1982), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador(1983), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador(1990), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Bahia(1997), especialização em Metodologia do Ensino Superior na Área de Saúde pela Universidade Federal da Bahia(1999) e mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador(2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal da Bahia, professor titular da Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão e Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, Sustentabilidade socioambiental.
 
Joel Sampaio Guimarães
Formado em administração de empresas, pela Metrocamp/Veris, em Campinas-SP (2007). Possui MBA em Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, também pela Metrocamp/Veris, Campinas-SP. Atuou como Gerente de vendas da Neonutri, Gerente comercial da GALENA e Gerente Distrital da Boehringer Ingelheim. Atuo como consultor para empresas do segmento farmacêutico de fabricação, atacado e varejo, e é professor do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade).
 
Fernanda Magalhães Borges
Farmacêutica em importadora de material médico-hospitalar; já trabalhou na área hospitalar (Hospital das Clínicas-HUPES, Hospital Jorge Valente-gestão de estoque e pessoas, manipulação de quimioterapia e nutrição parenteral), no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (análises no controle de qualidade físico-químico de matéria-prima, produto acabado e água; suporte técnico nas atividades de pesquisa, extensão e ensino em algumas disciplinas do curso de farmácia na UFBA). Atuou também na área de Farmácia Comercial e Magistral, na empresa A FORMULA. Nesta, atuou também como Gerente de Marketing e Gerente do setor técnico regulatório. Especialista em Farmácia Magistral (Unoeste Brasil/SP – 2005) e Cosmetologia (FIOCRUZ – 2009) com conhecimento em montagem de procedimentos técnicos, treinamentos e na implantação dos mesmos, inclusive Gerenciamento de resíduos em estabelecimentos de saúde. Auditora interna do sistema da qualidade pelo BSI. Consultora e assessora de assuntos regulatórios, para empresas do canal farma, atua principalmente implantação de leis específicas e sanitárias em estabelecimentos de saúde.
 
Emanuelle de Almeida Santos
Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Sergipe (2008), Mestre em Cuidados Farmacêuticos e Seguimento Farmacoterapêutico pela Universidade Lusófona de  Humanidades e Tecnologia, em Lisboa/Portugal (2012), Especialização Multiprofissional em Atenção Domiciliar pela Universidade Federal da Bahia, Salvador. Atualmente, professora na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR e farmacêutica na Farmácia Vale Verde. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, cuidados famacêuticos, medicamentos, farmacoepidemiologia, farmacovigilância.
 
Jonatas da Silva Rodrigues
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2009), graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2011) e mestrado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é responsável legal e técnico na Drogaria Itana Rodrigues LTDA.
 
Valéria Teles de Carvalho Bulhões
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1993). Especialização em Recurusos Humanos pelo Conjunto Universitário Cândido Mendes (1997), Formação em Gestal Terapia pelo Instituto de Gestalt Terapia do Nordeste (1999) e Especialização em Psicologia Organizacional pela Universidade Salvador (2008). Atualmente é consultora de recursos humanos, atuando na farmácia de manipulação A FORMULA. Tem experiência na área de Recursos Humanos, Orientação Vocacional e Psicoterapia.
 
Marcelo Nei de Jesus Paixão
Farmacêutico formado pela Universidade Federal da Bahia, em 2006. Mestre em Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia e Master in Business Administration (MBA) pela UNIFACS. Atualmente leciona as disciplinas Administração Farmacêutica, Processos Econômicos em Farmácia, Gestão de Empresas Farmacêuticas, Deontologia Farmacêutica e Estágios Supervisionados pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Também é farmacêutico estatutário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, exercendo a função de Sub-Coordenador do Programa Medicamento em Casa, e membro da Comissão "Farmacêutico Empreendedor" pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA).
 
Marina Márcia Rabelo Anunciação
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 2002). Especialista em Farmácia Magistral pela Atualiza Assessoria e em Homeopatia pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA – 2008). Atuou como gerente farmacêutica da farmácia de manipulação MACELLA DOURADA (2003-2005) e da farmácia de manipulação FLORA (2007-2009). Atualmente é Coordenadora Farmacêutica – Farmácias Sant’ana e Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia – FTC.
 
Bárbara Alexandra Abreu Corrêa
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia ((1999). Especialista em Vigilância Sanitária pela Faculdade São Camilo-BA (2010). Experiência na área de Farmácia na qual atuou como Gerente Farmacêutica na Farmácia Bompreço entre 2001 e 2008, na área de Treinamento no qual atuou como Supervisora de Treinamento no Laboratório EMS, entre 2008 e 2009, e na área de Qualidade, atuando como Coordenadora do Sistema de Gestão de Qualidade na Hemocat, uma importadora de produtos médico-hospitalar, entre 2010 e 2012. Atualmente é Coordenadora do Programa Farmácia da Bahia e do Programa Farmácia Popular do Brasil da Rede Baiana.


FORMAS DE REALIZAR A MATRÍCULA:
·       Depósito ou Boleto Bancário (Solicitar)
·       Visita do Gerente do curso em sua residência ou trabalho
·       No próprio Instituto Pessoa (Segue abaixo o endereço).
 
 
ENDEREÇO DO INSTITUTO PESSOA:
 R. Frederico Simões, 153 - Ed. Empresarial Orlando Gomes - Sala 807 - Caminho das Árvores - Salvador - BA
(Próximo ao Salvador Shopping - em frente ao hotel América Towers)
  

 RIO DE JANEIRO: Centro do Rio de Janeiro.
 Tel: 21 99354 9033
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
1 Cópia Autenticada s do Diploma de Graduação (certidão)
1 Cópia Autenticada do Histórico Escolar
1 Cópia Autenticada da Identidade
1 Cópia Autenticada do CPF
1 Cópia de comprovante de endereço
Currículo atualizado
1 Foto 3x4
*Deverão ser entregues no primeiro dia de aula.

 

Pré-Matrícula


MBA em Gestão de Saúde

Avaliar as condições e necessidades da saúde geral e de grupos isolados a fim de desenvolver procedimentos capazes de criar soluções é o destaque no perfil desse profissional. Poderá estudar ciências eficazes para atuar em órgãos de saúde, agências reguladoras e ministérios,desenvolvendo políticas de saúde que facilitem os estudos e os acessos as novas possibilidades de conhecimento e pesquisa.


Objetivos do Curso

Formar profissionais com capacidade crítica capazes de perceber, refletir e gerar mudanças no cenário da saúde. Os profissionais formados nesse curso serão capazes de aperfeiçoar seus conhecimentos e de estabelecer ações programadas para reparar a situação da gestão de saúde atual, público ou privado, seja ela no âmbito regional, como nas comunidades ou nos grupos isolados, seja ela no nível nacional.


Metodologia

Estrutura Modular 


Estrutura curricular moderna e dinâmica, dividida em dois módulos.


Presencial 

Cursado de forma presencial, apresenta uma visão sistêmica e generalista das organizações, seguindo a tendência mundial dos cursos de MBA. Este módulo é idêntico para todos os alunos.


Específico

Cursado à distância (EAD), é composto por disciplinas referentes ao curso selecionado pelo aluno, capacitando-o a ocupar cargos de liderança em sua área de atuação. Esse formato Apresenta uma grande vantagem pois, depois  de cursando o módulo genereralista, o aluno poderá obter mais de uma pós-gradução a um custo e tempo reduzidos, bastando para isso cursarapenas os módulos específicos referentes ao curso ou cursos escolhidos. 


Teoria e Prática Caminhando Juntas

Em cada módulo, presencial ou a distância, são abordados temas estratégicos em gestão, baseados em análises de casos e práticas, nacionais e internacionais, favorecendo a troca de conhecimento e experiência entre os participantes.


Projeto Empresarial

Essencial na proposta pedagógica do MBA - ESAD/Instituto Pessoa, o Projeto Empresarial elaborado pelo aluno deve abordar um tema relevante e aplicável para a sua empresa, preferencialmente alinhado à estratégia da organização, contribuindo para o seu crescimento como gestor e líder.


Aprendizagem a Distância

Um dos Grandes Diferenciais do MBA - ESAD/Instituto Pessoa. Utiliza uma moderna plataforma própria, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da “ESAD On Line”. A aprendizagem a distância permite a construção da inteligência coletiva dos grupos, sem prejudicar suas atividades profissionais. Uma equipe dedicada da ESAD/Instituto Pessoa permite, por meio da própria ferramenta, o contato entre alunos e professores.


Certificação

A ESAD – Escola de Administração e Negócios emitirá um Certificado de Pós-Graduação “Lato Sensu”, nível de Especialização, aos alunos que cumprirem com todas as obrigações do curso no que diz respeito à frequência e aprovação nas disciplinas e no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, dentro dos parâmetros definidos no regulamento do ESAD. Todos os cursos da ESAD cumprem as disposições da Resolução CNE/CES 01/2007 e são válidos nacionalmente. A ESAD é credenciada pelo MEC.


Carga Horária Total do Curso / Duração do Curso

O MBA da ESAD/Instituto Pessoa possui uma Carga Horária TOTAL de 580 horas/aula, cursada em um período de 18 meses, e está estruturada da seguinte forma:

10 Disciplinas relevantes para o Contexto Empresarial Globalizado + 1 Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, para Elaboração do Projeto Final do Curso + Tópicos Especiais (Ciclo de Workshops, Seminários e Palestras) = 360 h/a (presencial).

6 Disciplinas Específicas sobre o Curso escolhido = 90 h/a (a distância)

Projeto de Final do Curso = 100 horas (tempo destinado à elaboração do projeto) 


Processo Seletivo

A Seleção para o curso será feita através:

 - Analise curricular, onde serão avaliadas a experiência profissional e formação acadêmica do candidato.
 
- Entrevista pessoal poderá ser requerida pelo Instituto Pessoa.
 

Estrutura Curricular dos Cursos

Módulo Presencial - Comum aos alunos de todos os cursos*

Ambiente Econômico: A Organização e o Ambiente de Negócios
Gestão de Pessoas: Aspectos Funcionais e Comportamentais
Estruturas e Processos Organizacionais
Inovação e Empreendedorismo
Gestão de Marketing
Finanças: Matemática Financeira, Análise de Investimentos, Contabilidade e Custos
Sistemas de Informação
Gestão de Projetos
Gestão Estratégica
Gestão da Qualidade
Metodologia da Pesquisa Científica
Tópicos Especiais: Ciclo de Workshops, Seminários e Palestras 


Módulo Específico (a distância) - Somente para os alunos do Curso "MBA em Gestão de Saúde"

Aspectos Jurídicos em Saúde
Sistema Único de Saúde (SUS e Redes de atenção à saúde (RAS) 
Sistema de Saúde Suplementar
Metodologia do Ensino e Pesquisa em saúde
Gestão financeira em saúde e Gestão do faturamento hospitalar
Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente


Módulos Internacionais (opcionais)
 
Barcelona/ESPANHA


Programa de “Gestión Avanzada de Empresas” com 30 horas/aula na UAB - Universitat Autònoma de Barcelona. 

Data da próxima viagem: 27/03/2016.

Investimento: € 1,300 (um mil e trezentos euros) (ver maiores detalhes clicando aqui).


Virginia/ESTADOS UNIDOS

Programa "Summer MBA" com 60 horas/aula na University of Richmond.

Data da próxima viagem: 

Investimento: US$ 11,000 (onze mil dólares) (ver maiores detalhes clicando aqui). 


Início da próxima turma:

Início todos os semestres.


Frequência das Aulas:

1 final de semana por mês
Sexta-feira das 18h30min às 23h, sábado das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:30 e domingo das 08:00 às 13:00 horas.


Investimento:

Matricula + 20 parcelas R$ 598,56, com desconto de 20% por pontualidade o aluno pagará matricula (R$ 325,90) + 20 parcelas de R$ 498,80.

20% de desconto para o segundo MBA quando aluno, ex-aluno e/ou conveniado.

Convênio - Para os alunos de empresas públicas e privadas conveniadas o valor será de matricula + 20 parcelas iguais de R$ 399,00. Caso a empresa em que você trabalha não possua convênio com a ESAD entre em contato e conheça a nossa política de convênio com benefícios especiais.

Com o objetivo de garantir o acesso de todos os profissionais graduados a especialização, o Instituto Pessoa mantém convênios com diversas organizações públicas e privadas com a finalidade de conceder benefícios aos seus colaboradores. Verifique se a sua organização já é conveniada, do contrario envie um e-mail para contato@institutopessoa.com.br e solicite uma proposta de adesão ao nosso convênio educacional.


Salário Médio das Profissões
 
Gerente de Serviços de Saúde: R$ 8.414,00
Nos últimos 6 meses, o salário médio de admissão desta ocupação foi R$ 8.414,00. Neste período, houve 10 contratações no Distrito Federal (Fonte: CAGED/MTE).

Pré-Matrícula



Como Montar e Gerir uma Pousada –105ª Turma
Salvador - BA
                   
DATA: 29 e 30 DE NOVEMBRO DE 2014
Oportunidade única para avançar no seu sonho de uma maneira sem precedentes.

O curso Como Montar e Gerir uma Pousada é o curso de maior sucesso dos últimos 10 anos.
Montar uma pousada é o sonho de dez entre cada dez brasileiros! Um negócio que une o útil ao agradável que atende a uma demanda crescente do mercado turístico no Brasil.
Mas, também, uma jornada de muitas armadilhas que podem transformar seu sonho em pesadelo!
Se você sonha em ter uma pousada ou se já tem uma e quer desmontar as armadilhas de seu projeto e transformá-lo em um sucesso, venha fazer este curso.
Frequentado por mais de 3.000 participantes, incluindo proprietários de mais uma centena de Pousadas de sucesso!

Conteúdo
  • Uma visão aprofundada do negócio - quanto custa, quanto rende, qual o trabalho envolvido;
  • Identificação das melhores oportunidades de localização;
  • Como criar uma Personalidade única para a Pousada;
  • Construir ou readaptar, decorar, equipar e legalizar;
  • Planejamento dos investimentos e gerenciamento do lucro;
  • Como promover, vender, atender e encantar os hóspedes;
  • Como montar uma estrutura enxuta e eficiente;
  • Administração de todos os serviços internos, inclusive alimentos e bebidas;
  • Como treinar, motivar e liderar a equipe de funcionários.
  • Apresentação das linhas de crédito especiais para alunos Roberto Miranda
 
O curso é ministrado por Roberto de Ávila Miranda e/ou outros professores do corpo docente Roberto Miranda Educação Corporativa,  especializados em hotelaria e serviços.
Roberto Miranda é empresário, consultor, escritor, bacharel em turismo, criador do curso Como Montar e Gerir uma Pousada® , do MBA - Gestão em Hotelaria de Luxo® com extensão internacional em Paris e Reitor da Escola de Pós-Graduação que leva seu nome em São Paulo. Auxiliou mais de uma centena de pousadas, hotéis e resort a obterem sucesso em suas operações. Autor do best seller Como Montar e Gerir uma Pousada®.
Transporte e hospedagem não inclusos.

No curso está incluso:
CDROM contendo:
Apresentação do curso em Power-Point com 83 imagens animadas e narração em trilha sonora.
Apresentação completa de arquitetura em flash, com dezenas de imagens e fotos de Pousadas em todo o mundo
Apresentação do módulo de decoração em Power-Point com 37 quadros
Apresentação do módulo de divulgação via Internet
14 planilhas do EXCEL para análise e gestão financeira
Caderno de anotações com 132 páginas
Telefone: 71 3181-6333
Pacotes especiais para empresas (acima de 05 participantes).
 
 

 

Pré-Matrícula

Carregando...